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Mulheres caem em golpes financeiros mascarados de romance

‘Era Golpe, Não Amor’

Campanha promove atendimento psicológico gratuito, suporte jurídico e dicas de como recuperar perdas para mulheres que sofreram estelionato sentimental

82% das mulheres brasileiras já iniciaram conversa com alguém por um app de relacionamento
4 em cada 10 já foram impactadas por golpes nestes aplicativos
Entre os 3 golpes mais comuns, o pedido de dinheiro emprestado foi relatado por 53% das brasileiras, segundo pesquisa exclusiva

São Paulo, Junho de 2022  Quando uma mulher conhece alguém via aplicativo de relacionamento, se envolve afetivamente e vê suas economias indo embora, o que fazer? Além da culpa e da vergonha, por muito tempo não haviam respostas rápidas sobre como resolver o problema, reforçado pela Netflix ao exibir o documentário “Golpista do Tinder”. A situação é comum a 4 em cada 10 mulheres, que já foram impactadas de alguma forma por golpes.

 

Para apoiar e dar suporte psicológico, jurídico e orientações para a administração de uma vaquinha virtual para tentar reaver o valor perdido, surge o “Era Golpe, Não Amor”. O hub reúne um time de profissionais de psicologia, terapia EMDR e advogados que darão atendimento gratuito às vítimas, com o intuito de reerguê-las para seguirem suas vidas.
A iniciativa é da agência de comunicação FRESH PR, com a parceria da Associação Brasileira de EMDR, da Hibou Pesquisas e da Kickante. A ação conta com o apoio de conteúdo e acessos da NAVV – Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do MPSP e Phono Filmes.

Você não está sozinha: 4 em cada 10 mulheres já foram impactadas

Segundo o levantamento Golpe Amoroso Digital, conduzido pela Hibou Pesquisas, exclusivamente para o projeto “Era Golpe, Não Amor”, 4 em cada 10 mulheres já foram impactadas, de alguma forma, por golpes em aplicativos de relacionamento. A pesquisa foi desenvolvida a partir de respostas de mais de 1200 mulheres brasileiras (março de 2022).
A lábia de golpistas atinge mulheres de todas as faixas etárias e classes sociais. Tanto é que 22% das mulheres afirmam conhecer alguém que passou por abordagem de um golpista nos aplicativos, 9% dizem que foram abordadas diretamente e perceberam na hora, e 7% foram abordadas e perceberam apenas depois de alguma interação.
Fragilizadas e envolvidas emocionalmente, elas buscam infinitas formas de agradar o “parceiro”. Os casos seguem a mesma lógica: começam com a paixão e promessas de algum futuro, passam pelo pedido “carinhoso” de apoio financeiro, e terminam com o sumiço. As abordagens do “crush” podem acontecer de diferentes formas que resultam em impacto no bolso e na saúde mental das mulheres.
O golpe financeiro é o mais comum

Os três golpes mais comuns relatados por elas estão, de fato, relacionados às finanças, mesmo que tenham sido bem sucedidos ou não. 53% das mulheres afirmam que o golpista pediu dinheiro emprestado; e 25% solicitou ajuda para pagar alguma conta. Outro engano sofrido pelas mulheres: 39% passaram por mentiras ou invenções sobre a vida real do “crush”.
Entre as mulheres que sofreram perdas por estelionato sentimental, 12% afirmam que perderam mais de R$5.000; 20% perderam entre R$500 e R$2.000; 10% até R$500; e 3% perderam de R$2.000 a R$5.000.
Impacto emocional

“Quando veem suas economias e sua vida financeira desmoronarem por serem enganadas amorosamente, as vítimas encaram questões emocionais profundas, como depressão, ansiedade, baixa autoestima, entre outros. Infelizmente, elas sentem que foram inocentes, burras e até mesmo coniventes com o criminoso”, explica Ana Lúcia Castello, Presidente da Associação Brasileira de EMDR. “A terapia focada na cura do stress pós-traumático é uma importante ferramenta para que as vítimas possam seguir a vida e se reerguer rapidamente”.

Dentre os danos emocionais, 38% das mulheres relatam que mudaram sua perspectiva quanto a conhecer pessoas pela internet; 29% desistiram de usar sites/apps de relacionamento; 14% desistiram de procurar alguém para se relacionar; 14% mudaram a perspectiva sobre conhecer novas pessoas; e 10% passaram por depressão.

Esse crime tem nome: Estelionato Sentimental

Embora não exista uma lei com a nomenclatura específica para o Estelionato Sentimental, a prática criminosa é identificada pelo artigo 171 do Código Penal – ato de “obter para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

“Por falta de conhecimento, muitas mulheres deixam de procurar o equipamento jurídico para se defenderem desse tipo de abuso e violência psicológica”, diz Silvia Chakian. “Mas existem diversos caminhos possíveis na lei. O mais importante é que as vítimas entendam que elas passaram, sim, por um crime e podem buscar a justiça”.

O hub “Era Golpe, Não Amor” promove esclarecimentos jurídicos e acesso aos equipamentos públicos disponíveis atualmente, inicialmente em São Paulo (SP) para garantir acolhimento e suporte jurídico a mulheres vítimas de abuso emocional – inclusive financeira: a Casa da Mulher Brasileira e o NAVV.

“Nós como instituto de pesquisa, acreditamos que os números devem ser ainda maiores, pois muitas mulheres ainda têm vergonha de expor esse tipo de situação. É o momento para ajudar e encorajá-las a percorrerem o caminho da superação e recuperação”, afirma Lígia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa inédita.

Uma ajuda a outra
A iniciativa “Era Golpe, Não Amor” tem como objetivo promover informações educativas, além de apoio para mulheres vítimas de golpes financeiros em relações amorosas, com:

  • Dados inéditos sobre o cenário do golpe financeiro em relacionamentos afetivos fornecidos por pesquisa da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento;
  • Esclarecimentos jurídicos concedidos por Silvia Chakian, Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, e integrante da Promotoria Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público de São Paulo;
  • Apoio e contatos para acesso a suporte jurídico gratuito da NAVV – Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do Ministério Público de São Paulo;
  • Atendimento psicológico gratuito de terapia EMDR, abordagem terapêutica recomendada pela Organização Mundial da Saúde para tratamento de estresse pós-traumático. As consultas são realizadas por profissionais da Associação Brasileira de EMDR, mediante cadastro;
  • Dicas da Kickante e canal do projeto – plataforma brasileira de vaquinha online – para orientar e incentivar a criação de crowdfunding em busca de reaver os prejuízos com o golpe.

“A Kickante tem como premissa ajudar pessoas a levantarem fundos para os mais variados propósitos. Oferecer a possibilidade de resgate financeiro a mulheres vítimas de golpes como o estelionato sentimental faz todo sentido para nós. Por isso entramos nessa iniciativa com um canal específico onde as interessadas podem criar suas campanhas de forma gratuita e confiável”, diz Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante.
“A FRESH PR é uma agência de comunicação liderada por mulheres que promovem o trabalho de relações públicas com propósito. Esta iniciativa nasceu da urgência de fazermos a diferença na vida de mulheres vítimas de golpes financeiros em relacionamentos amorosos. Temos como objetivo usar a expertise do PR para despertar a atenção delas para a prática de estelionato sentimental e oferecer informações e suporte psicológico”, diz Desiree Hamuche, sócia da FRESH PR.
Era Golpe, Não Amor
Portal Era Golpe, Não Amor

Instagram: eragolpenaoamor
Canal “Era Golpe, Não Amor, na Kickante

Vídeo da campanha

Acesso à pesquisa na íntegra

Baixar infográfico em alta resolução

Sobre a FRESH PR

FRESH PR é agência de relações públicas, conteúdo e social media, há 18 anos no mercado. A FRESH PR trabalha com comunicação com propósito, sempre pensando em impacto social. Com braços na Argentina e no México, é liderada pelas sócias Ana Beatriz Schauff, Daniele Flöter Rassi e Desiree Hamuche Montes. A agência atende clientes como Amazon Alexa, Amazon Livros, Blau Farmacêutica, Signifyd, Digital Turbine, Arena Hub, entre outros. 6 vezes ganhadora do Troféu Jatobá PR, a FRESH PR levou os prêmios máximos de Case do Ano e Agência do Ano entre agências boutique em 2021, além de 11 certificados de excelência entre 2019 e 2021.
Sobre a Associação Brasileira de EMDR

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de EMDR é composta por psicólogos e médicos com formação em EMDR e tem seus treinadores e facilitadores de treinamentos reconhecidos pelo EMDR Institute (EUA). As Empresas vinculadas à Associação são EMDR Treinamento e Consultoria, dirigida pela Profª Dra Esly Carvalho, a Empresa Equilíbrio Mente e Corpo, dirigida pela Prof ª Drª Ana Lúcia Castello, e a Empresa Espaço da Mente, dirigida pelo Prof. Dr. André Monteiro. Unidas, elas promovem cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e a Associação Brasileira de EMDR tem procurado difundir o EMDR em todo o Brasil.

Sobre a Hibou
Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
Sobre a Kickante

Kickante é uma plataforma de captação colaborativa apaixonada pela cultura, causas sociais e empreendedorismo. Ama tudo aquilo que faz a diferença em nosso país, projetos grandes e pequenos que influenciam de alguma maneira a comunidade. Muitas vezes, ideias de ótima qualidade ou inovadoras, que poderiam mudar as nossas vidas, não vão para frente por conta da falta de patrocínio ou até por conta da burocracia que enfrentamos para conseguir um empréstimo bancário ou financiamento através das leis de incentivo. Foi por isso que nasceu a Kickante: a mais dinâmica e completa plataforma brasileira de crowdfunding, também chamado de financiamento coletivo. A Kickante conta com campanhas diversas com metas variadas, possibilidade de pagamento de contribuição diversificado (oferecendo até mesmo contribuição parcelada!), não cobrando para campanhas serem lançadas. Além disso, mantém custo administrativo bem baixinho mesmo, para ajudar a focar nas campanhas que são lançadas. Um verdadeiro turbilhão de pessoas fascinantes e fascinadas, um local onde muita gente boa está construindo seus sonhos e pintando lindamente a cara do Brasil.

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