Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Mulheres do Ministério Público e bancada feminina da Alesc firmam parceria

Videoconferência com mulheres do MPF, MPT, MPSC e deputadas estaduais debateu desafios e possíveis medidas para promover a valorização feminina no estado

Foi realizada nesta quinta-feira (28) parceria entre o Movimento Estadual das Mulheres do Ministério Público de Santa Catarina e a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em busca de ampliar a defesa dos direitos humanos das mulheres no estado. Em videoconferência, foram discutidas formas de combate à violência, principalmente relativa às mulheres em situação de vulnerabilidade, e também modos de apoiar a educação e a equidade na vivência diária.

Participaram da elaboração dessa parceria as procuradoras da República Analúcia Hartmann, do MPF em Florianópolis, e Rafaella Albericci, do MPF em Blumenau, ambas integrantes da Comissão de Equidade, Gênero e Raça da PRSC (Ceger) do MPF em Santa Catarina. O Movimento Estadual das Mulheres Ministério Público de Santa Catarina é composto por membras do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC).

Leia a íntegra da nota de júbilo que detalha o debate e firma essa união:

NOTA DE JÚBILO À PARCERIA COM A BANCADA FEMININA DA ALESC EM FAVOR DAS MULHERES DE SANTA CATARINA

As membras do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho integrantes do Movimento MP Mulheres – Santa Catarina, ao tempo em que noticiam a realização de videoconferência com as Deputadas Estaduais Ada de Luca, Luciane Carminatti e Marlene Fengler, na data de hoje, com muita alegria comunicam o estabelecimento de parceria entre o Movimento e a Bancada Feminina da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

A parceria tem por objetivo unir, fortalecer e ampliar os esforços em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio mútuo nas articulações contra a violência e a favor da educação e da equidade.

Só assim poderemos construir o futuro do Estado de Santa Catarina onde Mulheres e Homens serão iguais em direitos e deveres, não só diante do imperativo legal mas também no cotidiano social.

Entre os temas, debatidos entusiasticamente, foram abordadas questões relativas a empatia e liberdade da educação, à necessidade de estabelecimento de medidas efetivas de combate à violência e de informar das mulheres quanto aos seus direitos, de forma destacada, quando às populações mais vulneráveis, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.

Abordou-se ainda, medidas de implemento de políticas de equidade no trabalho, tanto na iniciativa privada, como no setor público e, finalizamos a reunião, falando sobre a importância da perspectiva de gênero na elaboração e implementação dos diplomas legais, mormente pelas repercussões diferenciadas entre as vivências de homens e mulheres.

A sinergia promovida pela reunião foi gratificante e certamente gerará frutos em ambos os coletivos, cumprindo assim os objetivos do MP – MULHERES – SC de promover a igualdade de gênero e a valorização das mulheres dentro e fora das carreiras jurídicas, com vistas à construção de uma sociedade mais consciente, justa e democrática e que prime pela dignidade das mulheres e pela prevalência e efetividade dos direitos humanos.

Florianópolis, 28 de maio de 2020.

Movimento Estadual das Mulheres Ministério Público – Santa Catarina
Coordenação Estadual – SC

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê