Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Múltipla Dança começa terça (24) em Florianópolis com espetáculos gratuitos e a céu aberto

Sintomas da contemporaneidade, as questões ligadas à ocupação da urbe estão cada vez mais em debate e confluíram este ano na programação do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, que começa hoje em Florianópolis. A nona edição do evento amplia compromissos e conexões com a cidade e ocupará 13 lugares da Capital com espetáculos a céu aberto, oficinas, intervenções urbanas e mostras de vídeo até o dia 29. Tudo gratuito.

 

O bailarino e coreógrafo espanhol Elías Aguirre é o convidado para a abertura hoje no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Ele apresentará Flightless, espetáculo que já percorreu o mundo e cristaliza um imaginário sutil, carregado de matizes e reinvenções expressivas que se dão por diferentes vias, a corporal, a gestual, a plástica. Trata-se de uma peça do absurdo na qual gestualidade e dança se unem num personagem construído a partir do conceito flightless bird – um pássaro não voador. Aguirre fará ainda uma oficina (dia 25, no Ceart) e uma intervenção urbana (dia 26) na escadaria do TAC.

 

O festival é pautado também pela multiplicidade de falas e proposições com a representação de dois Estados, Santa Catarina e Minas Gerais, e três países, Brasil, México e Espanha.

— As coisas confluem. Temas como ocupação da pólis estão cada vez mais em pauta e este ano as ações foram casando com vários fatores, e soma-se a isso o próprio momento que vive o país — afirma Marta Cesar, coordenadora, com Jussara Xavier, do festival.

Espanhol Elías Aguirre apresenta espetáculo Flightless, no TAC, e intervenção urbana na cidadeFoto: Elias Aguirre / Divulgação

A programação prevê cinco intervenções urbanas: Parquear e Parquear Bando, duas ações do Dança Multiplex (MG) no Parque de Coqueiros; Longfade, do espanhol Elías Aguirre, na escadaria do TAC; Movimento Público, da mexicana Olga Gutiérrez, noLargo da Alfândega, e Dança Coral, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer, na Avenida Beira-mar Norte, em frente ao bar Koxixo’s.O espetáculo Abadom, da Atitude Cia. de Dança de Garopaba, será apresentado na Praia do Campeche.

ESTREIAS CATARINENSES

Dos seis espetáculos da programação, três são estreias de trabalhos catarinenses. O projeto Corpo, Tempo e Movimento reúne Sandra Meyer e Diana Gilardenghi e prevê seis ações de dança, das quais as duas primeiras estão no Múltipla Dança. A primeira ação, Narrativas em Dois Corpos, será no dia 25, no Teatro da Ubro. A segunda, Dança Coral, será no dia 28, às 15h, na Av. Beira-mar Norte.

Outra estreia é Rec(L)usadx, o novo trabalho de Elke Siedler. Ela propõe uma dança on-off-line, em processo contínuo de criação que discute a fragilidade, o súbito, a precariedade e os constantes reinícios das relações afetivas contemporâneas.O

Múltipla Dança também presta homenagem – prática adotada ano a ano – a Ana Luiza Ciscato, pedagoga, arte educadora e professora de dança formada pela Royal Academy of Dance de Londres (1985) que garante inclusão social com a dança há mais de 15 anos. Desde 2006, ela é professora e diretora artística do grupo de dança da Apae de Florianópolis.

Espetáculo Abadom, da Atitude Cia. de Dança de Garopaba, será na Praia do CampecheFoto: Cauan Feversani / Divulgação

O festival tem a chancela do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 e patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e do Ministério da Cultura.

AGENDE-SE

O quê: 9º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea
Quando: hoje a 29 de maio
Onde: Florianópolis, diversos locais
Quanto: gratuito

Programação

Terça, 24/5
19h30minFlightless, de Elías Aguirre (Espanha), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Quarta, 25/5
21h –
Narrativas em dois corpos, de Diana Gilardenghi e Sandra Meyer (SC), no Teatro da UBRO

Quinta, 26/5
10h
Parquear, de Dança Multiplex (MG), no Parque de Coqueiros
16h ABADOM , de Atitude Cia. de Dança de Garopaba (SC), na Praia do Campeche (Rancho da Canoa)
20hLongfade, de Elías Aguirre (Espanha), na Escadaria do TAC
21h Co Ês (com eles), de Rui Moreira (MG), no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Sexta, 27/5
16h –
Parquear Bando, com Dança Multiplex (MG) + Convidados, no Parque de Coqueiros

Sábado, 28/5
12h – MOVIMENTO PÚBLICO, com Olga Gutiérrez (México), no Largo da Alfândega
15h – Dança Coral, de Diana Gilardenghi e Sandra Meyer (SC), no Beira-Mar Norte
20h – Rec(L)usadx , de Elke Siedler (SC), no Teatro Sesc Prainha

Domingo, 29/5
19h
Nosotros Estamos Aquí 2016 (Nós Estamos Aqui 2106), com Olga Gutiérrez (México), na Sala Espaço 2 Ceart/Udesc

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana