Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Município cadastra animais para castração na Vila Fortaleza

Município cadastra animais para castração na Vila Fortaleza

Como parte das ações do Censo Animal, o Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) da Secretaria de Saúde, com o apoio da Guarda Ambiental e em parceria com a ONG Viva Bicho e Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA), realizaram uma ação na Vila Fortaleza na última semana. O objetivo da ação foi cadastrar cães e gatos no Censo Animal para realização de futuras castrações, bem como aplicação de vermífugos e ministração de remédios contra pulgas e carrapatos.

Ao todo, 64 cães e 15 gatos foram cadastrados, totalizando 76 animais. De acordo com a diretora do CCPU, Geosí de Lima Matos, o cadastro dos animais evita doenças que porventura possam ser transmitidas a humanos, chamadas de “zoonoses”. “Essa foi uma ação visando a saúde pública com a intenção de fazer o controle populacional. Uma vez que a gente consegue controlar a população, temos menos animais soltos nas ruas e, consequentemente, evitamos a transmissão de zoonoses como raiva, leptospirose, leishmaniose, esporotricose, entre outras”, disse.

Em vários pontos da cidade o CCPU já realizou o cadastramento de animais. No primeiro mês de castração dos animais cadastrados no censo, 29 foram castrados. A castração gratuita é destinada a gatos e cães de pessoas que possuem renda de até dois salários-mínimos e meio e responderam um questionário aplicado pelas agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outra possibilidade da castração gratuita é a de animais de rua resgatados e levados até a ONG Viva Bicho, que possui convênio com a Prefeitura. Há também a castração social, em que qualquer pessoa, independentemente da renda, pode realizar. Basta entrar em contato com o CCPU (telefone abaixo do texto).

A castração é benéfica não apenas para o controle de zoonoses, mas também para o bem-estar do animal. Através do procedimento, o risco de casos de fêmeas com câncer de mama e piometria (infecção uterina), diminui. A castração também evita o cio e, consequentemente, o sangramento, reduz a marcação territorial de animais e fugas.

________________________
Informações Adicionais:

Centro de Controle de Pragas Urbanas
(47) 3366-4593

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência