Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Município de Itajai capacita profissionais de saúde para abordar sexualidade nas escolas

Município de Itajai capacita profissionais de saúde para abordar sexualidade nas escolas

Médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde do município foram capacitados para abordar a sexualidade nas escolas. O treinamento tem como objetivo apresentar estratégias e materiais para que os profissionais de saúde possam trabalhar o assunto em sala de aula. A ação tem parceria com a Secretaria de Educação.

Participaram do encerramento da capacitação, nesta sexta-feira (18), servidores das unidades de saúde da Fazenda, Nossa Senhora das Graças, São Vicente, Praia Brava, Itaipava, Rio Bonito, Murta e Cidade Nova II, que já estão realizando trabalhos em escolas municipais. O grupo relatou a experiência com os alunos durante os meses de capacitação, as dificuldades e os aprendizados.

“Foi uma experiência muito rica, porque fazíamos algumas ações sobre sexualidade, porém não havia um espaço específico para trabalhar esse assunto nas escolas. Os alunos foram muito receptivos e foi um trabalho que toda equipe participou”, conta a médica da Estratégia Saúde da Família da Fazenda, Maria Elisabeth Corrêa Farias.

O treinamento faz parte do Projeto Sexualidade nas Escolas, desenvolvido pela Gerência de IST/AIDS/HV do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. A ação orienta os profissionais para abordar oito temas com os adolescentes: valorização do corpo, autoestima, sentimentos da adolescência, relacionamentos afetivos, cuidados com o corpo, mídia, perspectiva de futuro e sexualidade.

“Estudos mostram que informações corretas sobre corpo e sexualidade tornam as crianças e os adolescentes menos vulneráveis ao abuso sexual, às infecções sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce, além de facilitar a busca por ajuda e esclarecimentos”, explicam a pedagoga Edna dos Santos Carvalho Laverde e a psicóloga Micaela Silveira, que desenvolvem o Projeto Sexualidade nas Escolas.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público