Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Noticia SC Notícias

Município terá atividades especiais em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Nesta quinta-feira (18), Centros de Atenção Psicossocial promovem ações para comemorar a data com usuários e familiares

Os profissionais da saúde mental do município prepararam atividades especiais para comemorar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, nesta quinta-feira (18). No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) haverá o lançamento de um jornal elaborado pelos usuários do serviço. Já no Caps Adulto, os usuários participarão da tradicional feijoada para marcar a data. Além disso, os profissionais do Caps Infantil prepararam diversas ações para receber crianças, adolescentes e familiares que utilizam o serviço.

Uma das ações que tem movimentado os usuários do Caps AD e será apresentada nesta quinta para comunidade é o jornal Divertida Mente, produzido através de uma oficina coordenada pela psicóloga Caroline Camilo de Castro Franco. A iniciativa surgiu a partir de um projeto de fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares da rede de atenção psicossocial. “A proposta do jornal é criar uma interação entre a sociedade e o Caps AD, por meio da confecção de um jornal sobre saúde mental. A partir do projeto, a sociedade pode observar, refletir e compreender cada vez mais o que é saúde mental, o que ocorre nesses serviços especializados, quais as demandas e como podem participar”, explica Caroline.

Em contrapartida, os usuários do serviço podem colocar em prática seu protagonismo social, o resgate de sua cidadania, a reabilitação social e as interações interpessoais. Está é a segunda edição do projeto. O lançamento ocorre às 16h30 no Caps AD.

Já a Feijoada do Caps Adulto acontece ao meio-dia e é destinada aos usuários do serviço e seus familiares. Esta é a 11ª edição do evento, que tem o objetivo de integrar os participantes e fortalecer as relações sociais, bem como celebrar o dia nacional de Luta Antimanicomial.

No Caps Infantil, os profissionais de saúde mental também prepararam brincadeiras, contação de histórias, poesias, orientações e lembranças sobre a data para repassar às crianças, adolescentes e familiares que participarão do encontro. As atividades acontecem durante todo dia.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada