Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Municípios da Comarca de Papanduva adequarão sistema de esgotamento sanitário

Municípios da Comarca de Papanduva adequarão sistema de esgotamento sanitário

Papanduva e Monte Castelo assinaram acordo com o MPSC para estruturar a prestação do serviço de coleta e tratamento do esgoto sanitário e fiscalizar irregularidades com eficiência.

Os dois municípios que integram a Comarca de Papanduva assinaram termos de ajustamento de conduta com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para regularizar uma série de pendências relativas ao sistema de esgotamento sanitário. Com a assinatura do acordo, os Municípios de Papanduva e Monte Castelo se comprometeram a promover as regularizações nos prazos estabelecidos.

Os TACs foram propostos pela Promotoria de Justiça de Papanduva e preveem desde a estruturação da Vigilância Sanitária e capacitação de agentes públicos até a adequação das legislações municipais e a efetiva prestação do serviço de esgotamento sanitário.

Segundo a Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, com a assinatura do acordo foram definidos condições e prazos para a estruturação do serviço público, fiscalização, coibição e correção de irregularidades ambientais para o fim de impedir, eliminar, punir e reprimir lançamentos de esgoto sanitário no meio ambiente sem nenhum tratamento prévio ou tratamento deficiente.

Assim, os municípios de Monte Castelo e Papanduva se adequarão plenamente às diretrizes estabelecidas pelas Políticas Nacional e Estadual de Saneamento Básico, instituindo os Conselhos e os Fundos Municipais de Saneamento e revendo seus Planos Municipais de Saneamento Básico para que estejam de acordo com o Plano da Bacia Hidrográfica – como exige a legislação federal – apresentando modelo operacional viável.

Além disso, se comprometeram a regulamentar a Vigilância Sanitária Municipal e estruturar seus quadros de recursos humanos a fim de que promova a fiscalização e adoção de medidas para regularização dos sistemas sanitários individuais, promovendo as ligações da rede de coleta, conforme for implantada, além da fiscalização da atividade do serviço provado de limpa-fossa, exigindo o licenciamento ambiental e a destinação adequada dos recursos.

Os dois municípios também se comprometeram a condicionar a expedição de alvará de construção e de habite-se à apresentação e execução de projetos hidrossanitários, de acordo com as normas técnicas pertinentes. Aos imóveis já aprovados, deverão comunicar os proprietários da necessidade de adequações e fiscalizar in loco a regularização.

Finalmente, os municípios deverão, após realização de diagnóstico e estudo prévio, apresentar cronograma das obras e serviços necessários para a implantação e operação do serviço público de coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário, seja diretamente pelo município ou por meio de concessionária a quem tenha sido delegada a prestação do serviço.

“A assinatura dos termos de ajustamento de conduta constitui-se em grande avanço para os Municípios de Papanduva e Monte Castelo, pois implementará, a longo prazo, serviço de grande importância para toda a população, que colherá, no futuro, os frutos da avença realizada. O Ministério Público atuará de forma contundente para que os termos definidos sejam todos cumpridos”, considera a Promotora de Justiça.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH