Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Municípios debatem, em Bombinhas, políticas públicas para o turismo

No dia 05 de julho, o Grupo de Turismo da Grande Florianópolis se reuniu para debater a implantação dos conselhos municipais de turismo, construção dos planos para o desenvolvimento do setor e criação de fundo específico para a área. Na ocasião, a Turismóloga Keli Regina Benvegnú, proferiu uma palestra aos gestores municipais de turismo com o tema “Políticas Públicas Municipais de Turismo”.

A especialista constatou que poucos municípios estruturaram seus conselhos de turismo e defendeu que este é o primeiro passo, seguido de uma grande mobilização da sociedade e dos empresários, com vistas a diagnosticar os anseios e pretensões de todos para com a atividade. Segundo Keli, o turismo é comprovadamente importante para a valorização cultural, social, movimento da economia e para garantir sustentabilidade da atividade. Para tanto, defende, é preciso ser planejado.

O Fundo Municipal de Turismo, explica, é o segundo passo, após a consolidação do Fumtur, para a captação e aplicação de recursos na atividade turística. Na sequência é preciso elaborar o documento que formaliza a política de turismo, construído com a participação do Comtur e considerando o Fumtur, que é chamado de Plano Municipal de Turismo.

O grupo foi criado com o objetivo de promover o intercâmbio entre os municípios e a troca de experiências, estimulando a organização dos setores na área. O encontro foi na sede da Associação dos Municípios (Granfpolis) e reuniu secretários e técnicos de treze cidades da região. A próxima reunião será em agosto para tratar sobre as instituições do trade turístico da região. Neste período eleitoral o grupo vai mobilizar pré-candidatos a prefeito para que haja um comprometimento com o desenvolvimento do setor e, logo após o pleito, começará o trabalho de apoio às administrações municipais.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)