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Museu do Futebol seleciona pesquisadores e pesquisadoras do tema futebol de mulheres em todo o Brasil

Duas pessoas selecionadas receberão bolsa mensal de R$ 1.680 por oito meses para desenvolver pesquisas envolvendo o futebol feminino e/ou as mulheres do futebol.

O Museu do Futebol vem se notabilizando como instituição de referência na pesquisa, preservação e difusão da memória do futebol de mulheres no Brasil e agora dá mais um passo no fomento a estudos relacionados ao tema. Está aberto um edital que selecionará dois jovens pesquisadores ou pesquisadoras do futebol feminino para receber bolsa mensal de R$ 1.680 por oito meses. Podem participar recém-graduados ou pós-graduandos de qualquer parte do Brasil. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

As inscrições vão até 18/2 e são feitas por e-mail, com o envio do formulário de inscrição e da documentação, incluindo uma carta de interesse e o link para seu Currículo Lattes. Serão aceitas candidaturas de quem se debruça sobre a história de atletas profissionais e amadoras, árbitras, técnicas, dirigentes, locutoras, jornalistas, dentre outras, que atuam ou atuaram na construção da modalidade no país. O edital com todas as regras está disponível aqui:

https://museudofutebol.org.br/edital-para-pesquisadores-e-pesquisadoras-do-futebol-de-mulheres/

Os resultados devem ser publicados em março. Como contrapartida às bolsas, os selecionados terão o compromisso de redigir artigos sobre a pesquisa, participar em congresso da área, colaborar com eventos do museu e utilizar as fontes do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) em seus trabalhos.

O futebol de mulheres está em ascensão no Brasil, mas passou praticamente todo o século 20 invisibilizado. Em 1941, quando os times e ligas femininos começavam a se organizar, um decreto-lei proibiu a modalidade sob o argumento de que o esporte era “incompatível com a natureza feminina”. A proibição só caiu em 1979 e até hoje tem consequências sobre a forma desigual com que o futebol de mulheres é percebido em comparação com o futebol masculino. Desde 2015, o Museu do Futebol vem atuando sistematicamente para estimular a pesquisa e a visibilidade dessa história.

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: Movida Aluguel de Carros, EMS Farmacêutica e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

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