Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Na corrida contra lixões, Abetre e MMA lançam plataforma de controle de resíduos

Portaria do Ministério do Meio Ambiente permite que a ferramenta online MTR seja ampliada para todo território brasileiro e irá mapear trânsito de resíduos sólidos

A Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes (Abetre), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), comemora o lançamento do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), ferramenta digital desenvolvida para mapear o trânsito de resíduos sólidos no Brasil. A plataforma, que faz parte do SINIR, foi assinada no último dia 29 de junho, e será o maior inventário virtual do setor. A versão Beta já está recebendo dados.

“É a primeira vez que o Brasil terá um eficiente sistema de mapeamento dos resíduos sólidos”, enfatiza Luiz Gonzaga, presidente da Abetre. O MTR representa a expansão do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). Com a integração, a ferramenta passa a ser obrigatória em todo o território nacional, após a publicação da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, no Diário Oficial da União.

A ferramenta online é gratuita e permitirá a digitalização dos documentos declaratórios dos geradores de dejetos, além de informar as movimentações e as operações sobre o gerenciamento dos resíduos cadastrados.

A cada ano, o Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 42 milhões são descartados de maneira irregular, contaminando o meio ambiente. “Os relatórios virtuais permitirão a implementação de indicadores do que é transportado e enviado aos locais de tratamento, tornando-se uma importante ferramenta na luta contra os lixões”, completa Gonzaga.

SINIR
O Sistema Nacional de Informação sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR) promove o acesso à informação e prevê o envolvimento de toda a sociedade para promover a transparência no setor, auxiliando estados e municípios na gestão ambiental e promovendo o aprimoramento da fiscalização.

Lançado há um ano, o SINIR monitora os resíduos gerados, permitindo que haja fiscalização do tráfego desde sua geração até a sua destinação final. Com o apoio da Abetre, o sistema está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e irá incentivar o cumprimento das metas ambientais aprovadas no Marco Legal do Saneamento.

Posts Relacionados

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil