Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Negócios internacionais superam expectativas

Negócios internacionais superam expectativas

Segunda edição da Rodada Internacional de Negócios foi realizada pela Ampe Brusque, em parceria com o Sebrae/SC, paralelo à 49ª Pronegócio

 

A 2ª edição da Rodada Internacional de Negócios, realizada pela Ampe Brusque em parceria com o Sebrae/SC, e com as empresas Father e Strateziger, paralelo à 49ª Pronegócio Primavera Verão 2019, superou as expectativas dos organizadores e participantes. O evento que é fruto de um projeto de internacionalização contou com a presença de lojistas vindos da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai, Costa Rica e Espanha. Para a compradora da Bolívia, Mariana Zambrana, a Rodada é muito organizada e possibilita uma conexão de compradores diretamente com o fabricante dos produtos, o que facilita as negociações. “Além da qualidade, encontramos um grande mix de produtos para levar para qualquer mercado, e isso é muito bacana”, observa Mariana.

O fornecedor Benjamin Minatto, que é proprietário da Maryssil, de Joinville, salienta que a Rodada Internacional proporciona a abertura de novos clientes de exportação. “Participamos da Pronegócio há 18 anos e essa experiência veio a somar. Nossa empresa participa de feiras internacionais e já trabalha com exportação há oito anos. A Rússia é nosso maior consumidor de exportação e essa rodada está possibilitando fazer contato com compradores de outros países que ainda não trabalhamos e abrir novos clientes. Sozinho a gente vai mais rápido e em grupo se vai mais longe. A prova disso é que a Pronegócio é uma referência e estamos muito satisfeitos em fazer parte disso”, avalia o empresário.

O consultor comercial da empresa Sigosta, Marco Demetri, também de Joinville, participa da Pronegócio há quatro anos e esteve presente na primeira experiência de Rodada Internacional realizada junto a 47ª Pronegócio. “Em novembro de 2018, tivemos uma excelente oportunidade, onde iniciamos contatos com compradores de países como Bolívia, Paraguai e Uruguai, e tiramos alguns pedidos. O produto já foi entregue, teve boa aceitação e agora estamos fechando novos pedidos. É uma maravilha essa oportunidade de todos os outros fornecedores poderem exportar nesta Rodada Internacional. A Pronegócio serve como uma vitrine para a empresa e é muito positivo estar presente no mercado internacional também”, considera Marco.

Alexandre Hable da Head Free, de Mafra, destaca a importância de participar da Rodada Internacional de Negócios. “Nesta segunda edição estamos tendo retorno dos primeiros pedidos vendidos no ano passado e é muito positivo participar do mercado internacional, porque além de aprendermos bastante com o projeto de exportação promovido pela AmpeBr e pelo Sebrae, vamos aperfeiçoando os negócios. A exigência dos compradores de exportação é maior e acaba elevando o nível de qualidade da empresa. Está sendo muito bom fazer parte desse processo, e creio que logo, as vendas internacionais vão representar uma porcentagem significativa do faturamento”, declara o fornecedor.

Outro vendedor satisfeito com a experiência de negociar com o mercado internacional, é Marcos Speck de Freitas, da Banana Black, de Araranguá. “Participamos da Pronegócio há cinco anos e aqui temos a oportunidade de levar nossos produtos para outras regiões do Brasil e agora, para outros países. A exportação ainda é vista com receito por muitos fornecedores, mas enxergamos nela uma nova oportunidade de negócio e estamos contentes com o resultado que vem sendo obtido. Aliás, gostaria de parabenizar a diretoria da AmpeBr pelo empenho em fazer um evento cada vez melhor, agora com a Rodada Internacional também. Sabemos o quando é desafiador trazer compradores a cada edição e a AmpeBr está de parabéns”, observa Marcos.

Sucesso

O sucesso da 2ª Rodada Internacional é comemorado pelo diretor de Exportação da AmpeBr, Marco Ebele. “Nesta edição recebemos 32 empresas de oito países da América do Sul, América Latina e Europa, e fizemos um trabalho diferenciado com os fornecedores, onde foi aberta a possibilidade de todos os participantes da Pronegócio fazerem negociações com o mercado internacional. Contamos com o apoio da empresa Strateziger, que ajuda a preparar os fornecedores para lidar com o mercado internacional, e com a empresa Father que é quem faz a prospecção e traz os clientes, e também auxilia na formulação do preço, na logística para despachar os pedidos e dá um suporte de forma geral, para que as negociações aconteçam. Percebemos que os lojistas ficaram muito satisfeitos, pois vêm em busca de produtos de qualidade e aqui encontraram uma grande variedade. O feedback que tivemos dos vendedores e compradores foi muito positivo e a ideia é continuar realizando a Rodada Internacional. Em agosto devemos ter uma nova edição. O Sebrae/SC é nosso grande parceiro e vamos continuar buscando parcerias e desenvolvendo projetos para garantir a continuidade da Rodada Internacional”, explica Marco.

O coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgrott, reforça que a Rodada Internacional é fruto de um trabalho iniciado pelo Núcleo de Exportação da AmpeBr, que visa ampliar o leque de vendas com o mercado internacional, principalmente, com países vizinhos ao Brasil. “São produtos de ótima qualidade, diferenciados e nossas empresas, com certeza, têm condições de suprir a necessidade desses lojistas. O Sebrae sempre foi parceiro e vai continuar sendo. Estamos elaborando um novo projeto direcionado a exportação, para capacitar, orientar, possibilitar acesso ao mercado internacional. Vamos analisar qual a melhor forma de dar continuidade a esse trabalho, mas uma das bandeiras do Sebrae, é fomentar a exportação no Estado”, descreve Alcides.

A diretora da Father, Sheyla Patrícia Pereira, também avalia a Rodada como positiva. “Não tem comparação com a primeira experiência que fizemos em 2018. Tomou uma proporção bem maior e a tendência é continuar evoluindo. Tivemos clientes que vieram fazer estudo e ficaram encantados com as possibilidades que têm no Brasil. Exportação é um processo lento, que vai sendo construído aos poucos. Alguns fornecedores inicialmente ficaram receosos em participar, mas logo vão se adequando a realidade. É uma satisfação para a Father ser parceira da AmpeBr e do Sebrae/SC no evento e certamente, é uma iniciativa que vai se consolidando a cada edição”, considera Sheyla.

Para o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, foi uma grata surpresa o número de empresas internacionais participando da Rodada. “Nesta edição tivemos a novidade de abrir a oportunidade para todos os segmentos exportarem e tivemos muitas negociações firmadas entre fornecedores catarinenses e o mercado internacional. Agradecemos a parceria do Sebrae/SC, e das empresas Father e Strateziger que nos dão o suporte necessário para a Rodada acontecer”, conclui Ademir.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira