NEI Criança Esperança promoveu interação entre idosos e crianças

21

NEI Criança Esperança promoveu interação entre idosos e crianças

As brincadeiras deixadas para trás há muitos anos voltaram a fazer parte, pelo menos por algumas horas, da rotina desta quinta-feira (05) das vovós da Secretaria da Pessoa Idosa. Cerca de 20 idosas visitaram o NEI Criança Esperança como parte do “Projeto Brincar, Cantar e Dançar” promovido pelo núcleo.

O objetivo do projeto é oportunizar momentos de interação intergeracional entre as crianças e os idosos, unindo de uma só vez o respeito dos pequenos e a paciência dos mais velhos. Há mais de um mês os avós das crianças do núcleo visitam, às quintas-feiras, os netos. Nesta quinta, a Secretaria da Pessoa Idosa participou das confraternizações com parte dos integrantes da oficina de coral.

“A ideia é seguir esse trabalho ao longo do ano. Do lado dos idosos, eles precisam desse contato com as crianças, de mostrar o que estão produzindo. E, para as crianças, o resgate das brincadeiras antigas através dos mais velhos. Já estamos articulando novas visitas”, conta a professora de educação física e idealizadora do projeto, Ana Cláudia Gonçalves.

Durante o encontro, os idosos cantaram cantigas infantis como “o sapo não lava o pé” e “pintinho amarelinho”. Após as apresentações, os pequenos mostraram as coreografias julinas que estão aprendendo. Teresinha Maba, de 68 anos, faz parte da Secretaria da Pessoa Idosa desde novembro e aprovou o encontro. “Tenho uma neta de 10 anos e a interação com as crianças é muito boa, me faz lembrar de minha época de criança”, comenta.

“Sempre temos uma festa para os pais, para as mães, mas os avós não costumam ter tanto acesso. Com o projeto, os idosos se sentem mais pertencentes ao ambiente escolar. Todos os avós são convidados, e todos da comunidade que quiserem participar estão convidados. Pensamos na Secretaria da Pessoa Idosa porque eles podem enriquecer mais ainda esse projeto”, disse o gestor do NEI, Luciano Braciani.
________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144