Neumarkt traz exposição de Bonsai, estilização ao vivo e workshop de plantio e cuidados para crianças

A arte milenar oriental de cultivar miniaturas de árvores em vasos desperta a curiosidade dos brasileiros há algum tempo. Por aqui, muitas pessoas passaram a cultivar Bonsai em casa como hobby. Para quem tem curiosidade em aprender sobre o plantio e conhecer um pouco mais dessa arte, que tem origem no império chinês e foi adaptada pelos japoneses, o Neumarkt traz a partir desta semana três eventos gratuitos no espaço NK Hall. A partir de quarta-feira (dia 15), abre no local a ‘Exposição de Bonsai’. No sábado (18), o bonsaísta João Santos vai mostrar ao vivo como transformar uma planta em Bonsai e, no domingo (19), haverá um workshop de Bonsai para crianças com Rafael Souza.

Na exposição de Bonsai, o público poderá conferir cerca de 10 espécies de diferentes tamanhos, estilos e idades. As pequenas árvores fazem parte da coleção do bonsaísta Rafael Souza, que começou a se dedicar a essa arte há 13 anos e que há quatro transformou o hobby em profissão. Em seu viveiro ele abriga cerca de 1,4 mil plantas, com idades que variam de dois a mais de 60 anos. “A arte de fazer Bonsai tem se destacado muito no Brasil nos últimos anos. É uma arte que te conecta com a natureza, é fundamentada em observação e requer compromisso e disciplina. Ao cultivar o Bonsai, você consegue ver detalhes que não percebe em uma árvore de tamanho natural, como o botão das flores ou a base dos frutos”, comenta.

No espaço também estarão inúmeras espécies à venda para quem se interessar em cultivar a pequena árvore em casa. Os preços, segundo Rafael, variam de acordo com a idade da planta e o tempo de trabalho dedicado a ela. “Uma planta com dois anos, por exemplo, pode ser adquirida por R$ 63,00, enquanto uma de 14 anos custa em torno de R$ 400,00”, explica. As pessoas que desejarem adquirir um Bonsai receberão todas as orientações necessárias para o cultivo em casa. “Será disponibilizado um guia de cultivo para cada planta, e vou orientar a respeito dos principais erros cometidos. A ideia é que ela saia informada sobre todos os cuidados necessários, como rega, poda e quantidade de sol”, observa.

Bonsai ao vivo

Para saber mais detalhes sobre a arte de fazer um Bonsai, o público também poderá acompanhar o evento ‘Bonsai ao vivo” no dia 18. João Santos vai mostrar o passo a passo para transformar uma planta em Bonsai, com ênfase na estilização. “O João, que é um bonsaísta de excelente nível técnico, vai levar uma planta de oito anos criada na rocha, que agora está com galhos formados, pronta para ser trabalhada e ganhar o seu estilo verdadeiro. A espécie é o Junípero (juniperus shimpaku), que é uma planta que costuma chamar bastante atenção porque é a mesma utilizada no Bonsai do Senhor Miyagi, do filme Karatê Kid”, conta.

Workshop infantil

As crianças também terão a oportunidade de aprender a fazer um Bonsai. No dia 19, Rafael vai ensinar aos pequenos com idade acima de 5 anos todas as técnicas e cuidados para fazer o seu próprio bonsai. “Nesse curso, as crianças colocam a mão na massa. Elas vão conhecer a planta, ver como tira o substrato, descobrir as raízes e entender o porquê de cada processo, desde a poda até a importância do sol e da água. E depois poderão levar para casa o Bonsai que criaram no shopping. É muito legal proporcionar esse contato com a natureza, pois elas vão acompanhar o crescimento da planta e ter essa responsabilidade de cuidar dela”, afirma Rafael.

Agende-se

O quê: Exposição de Bonsai
Quando: De 15 a 19 de maio, das 10h às 22h
Onde: Neumarkt Shopping, ao lado do espaço NK Hall

Quanto: Evento gratuito

O quê: Bonsai ao vivo, com o bonsaísta João Santos
Quando: Dia 18 (sábado), às 15h
Onde: Neumarkt Shopping, no espaço NK Hall

Quanto: Inscrição gratuita pelo link http://bit.ly/2E96Eip

O quê: Workshop Cuidados com o Bonsai para Crianças, com o bonsaísta Rafael de Souza

Quando: Dia 19 (domingo), às 15h
Onde: Neumarkt Shopping, no espaço NK Hall

Quanto: Inscrição gratuita pelo link http://bit.ly/2VqqBqO