Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

NK603: Ação para Performer & e-Maíz

NK603: Ação para Performer & e-Maíz

Performance teatral, no Festival Solos Férteis, toma ares de ativismo ambiental em montagem potente e reflexiva sobre transgenia de alimentos. Inserido neste contexto ambientalista, o Solos Férteis realiza Fórum sobre tecnologia e sustentabilidade

Performer, atriz e ativista mexicana, Violeta Luna*, traz a Brasília seu espetáculo político e questionador sobre a realidade da vertente transgênica do maíz (milho em espanhol) e suas desastrosas consequências. Segundo Violeta, “para nós, mexicanos, bem como para muitos outros latino-americanos, o milho não apenas nutre o corpo, por suas inúmeras qualidades nutricionais, mas também a alma”.

 Por conta disso a escolha do milho como transgênico central para ilustrar a temática ambientalista do espetáculo de Violeta, inclusive, ao se tratar de um dos recursos alimentícios mais tradicionais e seu papel simbólico em determinados rituais e celebrações comunitárias. A exemplo de como é descrito na mitologia e nos textos sagrados desde o sudeste norte-americano até o continente andino da América do Sul.

NK 603 (código referente a uma das inúmeras variedades transgênicas disponíveis no mercado) é uma performance interativa na qual se desenvolvem partituras corporais intercaladas com diferentes ações e imagens com uma carga política e social. Cada elemento (vídeo, música e iluminação) é parte ativa que contribui com a dramaturgia da peça.

Antecipando a apresentação da performance cênica, acontece o Fórum Pachamama – Tecnologia e Sustentabilidade com as participações de Helen Varley Jamieson**, Violeta Luna, Fabiana Peneireiro***, Beta Martins, co-fundadora daCia. Nós No Bambu, e Cláudio Jacintho, do Ipoema – Instituto de Permacultura. No fórum, permacultura e agrofloresta, importantes práticas sustentáveis de cultivo, estarão no centro do debate em se tratarem de temas que se alinham à proposta do feminista Festival. “São assuntos intrinsecamente ligados ao feminino, uma vez que as ações se dão em cooperação e convivência harmoniosa entre os seres viventes de um espaço”, justifica Luciana Martuchelli, curadora do Solos Férteis.

Fórum Pachamama – Tecnologia e Sustentabilidade (às 15h30 do dia 28/07, no Instituto Cervantes, com entrada franca), e Espetáculo NK 603: Ação para Performer & e-Maíz (às 19h do dia 28/07, Teatro da CAIXA, a R$ 10 (meia)), fazem parte da programação da 3ª Edição do Festival Internacional de Mulheres no Teatro Solos Férteis – The Magdalena Project.

 

*Violeta Luna (atriz/performer/ativista) explora em seu trabalho a relação entre o teatro, a performance e o compromisso social. Trabalhando em um espaço multidimensional que facilita o cruzamento das fronteiras estéticas e conceituais, utiliza seu corpo como território para a problematização, o questionamento e o comentário relacionado com os fenômenos sociais e políticos. Nascida na Cidade do México, é licenciada em Interpretação Teatral pelo Centro Universitário de Teatro (CUT), UNAM, e na Casa del Teatro. É membro do The Magdalena Project: International Network of Women in Contemporary Theatre e artista associada dos coletivos de performance La Pocha Nostra e Secos & Mojados, com sede em São Francisco, Califórnia.

Ficha técnica: Atuação, criação, direção, figurinos e cenografia: Violeta Luna; Vídeos: Roberto Varea e Mickey Tachibana; Música original: David Molina

**Helen Varley Jamieson é escritora, teatreira e artista digital da Nova Zelândia, com um longo envolvimento nas redes feministas. É preocupada com temas sociais e ambientais, incluindo desperdício, lixo, poluição da água e o impacto da tecnologia nas nossas vidas e no meio ambiente. Co-fundadora da plataforma online UpStage, ferramenta usada para performances online ao vivo e para grandes audiências. É a Web Queen do site do Magdalena Project, por onde conecta 50 países por onde o festival acontece; recentemente organizou um festival de três meses na Alemanha.

O Magdalena Munique.

***Fabiana Peneireiro é agrônoma e agricultora, doutoranda em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília (UnB) e integrante da ONG Mutirão Agroflorestal.

Serviços:

 

Espetáculo: NK 603: Ação para Performer & e-Maíz

Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4).

Dia e horário: Sábado, 28 de julho de 2018, às 19h.

Ingressos: R$ 10,00 (meia entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos).

Duração: 45 minutos.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.

Capacidade do teatro: 406 lugares (8 para cadeirantes).

Telefone: 3206-6456.

Forúm: Pachamama – Tecnologia e Sustentabilidade

Local: Instituto Cervantes (SEPS Qd. 707/907).

Dia e horário: Sábado, 28 de julho de 2018, às 14h30.

Entrada franca.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados