Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

No Dia dos Namorados, casais contam como dividem a rotina entre trabalho e relacionamento

No Dia dos Namorados, casais contam como dividem a rotina entre trabalho e relacionamento

Roberto e Berenice, Carlos e Irene, Patrícia e Eduardo e Bruno e Nana mostram que é possível conciliar a vida a dois e gerir os negócios. Eles dão dicas de como fizeram para manter a relação saudável

Por trás de grandes empresas de sucesso é difícil encontrar apenas um responsável. Ter alguém para dividir as dificuldades, empreender junto e se dedicar ao negócio é essencial. E, segundo um estudo feito pela Universidade do Estado de Utah em parceria com a Universidade de Baylor, as chances de sucesso é ainda maior quando essa pessoa é também aquela com quem se divide a vida. De acordo com a pesquisa, indivíduos que contam com o apoio do parceiro no trabalho são mais felizes em casa, além de mais produtivos e satisfeitos profissionalmente. O dado mais interessante é que o índice de felicidade e satisfação ainda é duas vezes maior quando os casais têm a mesma profissão ou trabalham juntos.

Em Blumenau (SC), algumas empresas mostram que a teoria funciona – e nos mais diversos setores. Além de dividir a rotina em casa, esses casais provam que é possível conciliar casamento e negócios. No Dia dos Namorados eles contam como fazem para manter a relação saudável:

Roberto Vilela e Berenice Cristina Buerger: os perfis opostos não atrapalham o andamento da Mega Empresarial e foram essenciais para o crescimento da empresa. Enquanto Roberto viaja o país atendendo empresas com palestras, treinamentos vivenciais e consultorias, Berenice cuida das questões administrativas. “Eu sou impulsivo, gosto de arriscar e a Berenice já é mais reservada. Apesar de termos maneiras diferentes de agir, conseguimos conciliar para que isso não atrapalhasse o andamento do negócio. No início não foi fácil, mas aos poucos aprendemos que o essencial é dividir as responsabilidades e respeitar a opinião do outro nas tomadas de decisões”, conta Roberto. O casal está junto há quase duas décadas e a empresa completou 18 anos em 2018.

Carlos D’Ávila e Irene da Silva: com uma vasta experiência na área de tecnologia, Carlos decidiu abrir a própria empresa no início dos anos 2000. Mas o que tinha de competência como desenvolvedor, faltava quando o assunto era gestão. Por isso, durante as férias como assistente social, a esposa Irene resolveu organizar as finanças do negócio. Bastaram algumas semanas para perceberem que juntos iriam mais longe. Ela deixou de lado a carreira que tinha até então e ambos construíram a Ellevo, empresa que hoje tem mais de dez anos de mercado, sede em Blumenau (SC) e unidade em São Paulo (SP). “Para sobreviver como casal e trabalhando juntos tem que ter maturidade emocional, imaginação fértil e boa dose de paciência e tolerância”, afirma Irene. Segundo ela, cada um tem sua rotina de trabalho e os momentos em família são respeitados. “Não falamos de negócios na frente da nossa filha”, diz.

Eduardo Evers e Patrícia Evers: eles dividem o escritório de dia e o balcão do bar à noite. Eduardo e Patrícia são sócios do EmpórioCafé e o Boteco São Jorge. Passam o tempo todo juntos e, ainda assim, conseguem manter a relação saudável. “Acima de tudo, somos parceiros. Cada um tem uma função específica e confiamos 100% no trabalho um do outro. Nas tomadas de decisões, conversamos até encontrar uma solução que ambos concordem. Nada é resolvido sem que o outro saiba”, afirma Patrícia. O casal está junto há 24 anos e divide a gestão dos negócios há 20 anos.

Bruno Henrique e Nana Oliveira: enquanto ela comanda as cozinhas da Nana Hamburgueria e doNana B, ele é responsável pelo marketing e gerenciamento das casas. Juntos há 21 anos e casados há 13 – começaram a namorar ainda na escola -, Bruno e Nana encontraram na parceria a receita de sucesso pra administrar os negócios. Com perfis parecidos, mas cada um cuidando da sua função, eles acreditam que para manter o relacionamento saudável é preciso confiança. “Desta forma podemos trabalhar tranquilos sabendo que o outro está dando o seu melhor no que faz. Eu consigo focar nas minhas criações, enquanto o Bruno administra todo o resto. Quando surge algum assunto importante, conversamos e decidimos juntos o que fazer. Mas o principal é sempre respeitar a opinião do outro”, comenta Nana. A rotina com as filhas também é planejada. “Buscamos organizar nossas agendas para ficarmos o maior tempo juntos”, diz.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)