Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

No Gender: Habitat DECA celebra diversidade

No Gender: Habitat DECA celebra diversidade

Peças de alto design brilham no banheiro público mais democrático da CASACOR Santa Catarina/Itapema 2018

Norteado pelo conceito central da CASACOR 2018, o projeto Habitat DECA, de 32 m2 celebra “A Casa Viva” com o que a vida tem de mais belo: sua diversidade. O projeto de Jeferson Branco inclui todos os possíveis usuários, sem qualquer tipo de barreira ou discriminação. Utiliza materiais brutos e que remetem ao natural para recriar um habitat, onde essa diversidade do cotidiano acontece livremente, inspirado pela natureza e explicitando que diante desta, todos somos iguais.

Louças e metais DECA aparecem no ambiente como obras de arte. O objetivo é destacar ainda mais o design das peças. A cuba de chão, junto ao elemento água, virou uma fonte; o mictório, junto à vegetação, tornou-se um belo vaso.  Seguindo as tendências mundiais, o Habitat DECA visou romper a barreira existente nos banheiros hoje, segregados pelo gênero masculino e feminino, transformando-o em um ambiente acessível a qualquer possível usuário.

“Para visualizarmos todas as vantagens desta proposta, temos de ir além da inclusão das minorias (pessoas transgêneras e pessoas com deficiências)”, explica Jeferson. “Por exemplo, o cuidado de uma mãe com seu filho ainda pequeno que não pode ir ao banheiro sozinho ou um idoso que precisa de ajuda e está acompanhado de uma pessoa de outro sexo”, complementa. “Visando resolver essas problemáticas, o banheiro público como um ambiente único vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, facilitando a utilização de seus usuários”, observa.

Dentre as louças DECA, a cuba facetada, peça de alto design, é apenas um dos produtos exclusivo deste ambiente. O espaço é ideal para locais públicos, como shoppings, lojas, baladas, escolas, universidades, restaurantes, onde a questão é a inclusão, sem gênero, ou No Gender. O projeto de Jeferson Branco tem responsabilidade técnica da profissional Fernanda Consonni.

AMBIENTE “HABITAT DECA”

JEFERSON BRANCO | ESTUDANTE DE ARQUITETURA E URBANISMO

24 ANOS/NAVEGANTES-SC/VENCEDOR DO 22º CONCURSO ESTUDOS DECA

O AMBIENTE E SUA CONCEPÇÃO

Um banheiro público para homens e mulheres usarem em conjunto é o projeto assinado pelo jovem estudante de Arquitetura e Urbanismo, de Navegantes, Jeferson Branco, na concorrida Mostra CASACOR Santa Catarina/Itapema 2018. O evento é considerado o maior e mais completo no setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne alguns dos melhores profissionais do Estado. Em 2018, o tom da CASACOR é “A Casa Viva”, propondo ambientes integrados, espaços camaleônicos e adaptáveis às novas formas de desfrutar o convívio e ainda, a relação forte com a natureza, das pequenas plantas aos grandes jardins.

Com o projeto Habitat Deca, norteado pelo conceito central da mostra deste ano, Jeferson Branco celebra a diversidade. “O ambiente inclui todos os possíveis usuários, sem qualquer barreira ou discriminação, com a utilização de materiais brutos e que remetem ao natural para recriar um habitat onde essa pluralidade do cotidiano acontece livremente”, explica. O projeto será testado na prática, já que o visitante da mostra poderá utilizar o banheiro. “Será muito interessante sentir o que as pessoas acharam da experiência, ver a reação de quem conheceu a ideia e entender como ela se encaixa em determinados públicos. É um estímulo às mudanças de comportamentos”, pondera.

No resultado das pesquisas desenvolvidas sobre o tema são citados desde problemas que podem ser considerados de menor relevância, como a diferença no tempo de espera entre banheiros masculinos e femininos, nos quais os homens levam vantagem, como também problemas seríssimos sobre privacidade e segurança que poderiam ser facilmente resolvidos com  uma boa arquitetura. As cabines individuais são fechadas até o teto, por exemplo. “Um dos objetivos de um banheiro como esse é facilitar a vida de crianças, adultos ou idosos que necessitam de auxílio constante de uma segunda pessoa, que pode vir a ser do sexo oposto. A pessoa tem o seu direito de ir e vir respeitado  e pode utilizar instalações públicas de maneira livre e confortável, sem sofrer repressão ou intimidação”, salienta o estudo, que indica a construção de banheiros sem gênero em locais como shoppings, universidades e aeroportos.

Louças e metais DECA compõem o ambiente como obras de arte.

 

QUEM ASSINA O HABITAT DECA

 

Jeferson Branco tem apenas 24 anos e já é premiado nacionalmente. Em outubro de 2017, conquistou o primeiro lugar geral no 22º Concurso Estudos Deca, em São Paulo, e o primeiro lugar na categoria “banheiro de estação de trem ou metrô”, sob a orientação do Núcleo de Concursos de Projeto, da Univali, e supervisão do professor Eduardo Baptista Lopes. O projeto intitulado “Banheiro (a), um banheiro para….pessoas”, conquistou os renomados profissionais da comissão técnica com um ambiente contemporâneo e democrático. A participação na Casa Cor 2018 foi um dos prêmios concedidos pela Deca.

O desafio de projetar um ambiente único para ambos os sexos em um metrô foi uma iniciativa audaciosa, considera o estudante. “Ainda há uma barreira cultural a ser transposta em nossa sociedade e acredito que ainda levaremos um tempo até aceitar que é possível dividir esses espaços de maneira respeitosa e segura. Em outros países ela já é aceita naturalmente em alguns locais”, aposta.

Vivência internacional

Em 2015, Jeferson Branco integrou o Programa Ciência sem Fronteiras e cursou Arquitetura na Califórnia Baptist University, na Califórnia (EUA), por dois semestres, e estagiou no escritório D-Scheme Studio, em San Francisco. Autor de pesquisas científicas sobre “Hospitalidade Espacial na Hotelaria de Balneário Camboriú” e “Aplicação do Pensamento Paramétrico no Desenvolvimento de Elementos de Obstrução Solar”, atualmente auxilia na compatibilização de projetos de edifícios residenciais e cursa o último período do curso superior.

COMPLEMENTE SEU CONTEÚDO

 

PORTFÓLIO ONLINE

 https://www.behance.net/jefersonlu034c

LINKEDIN COM CURRICULO ONLINE

 https://www.linkedin.com/in/jefersonbranco/

INSTAGRAM

 @jefersonbranco

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu