Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

No mês de março, projeto Olakunde circula por escolas de Blumenau, Gaspar e Balneário Piçarras

Serão seis bate-papos on-line gratuitos sobre questões referentes à negritude, com a professora, educadora e empreendedora educacional, Shirlei Fabiana Silva

Reflexões sobre a negritude, educação e antirracismo. Nos dias 2, 10 e 16 de março, o projeto Olakunde “O valoroso chegou”, reflexões sobre as questões inerentes à negritude circula em formato on-line por escolas de Blumenau, Gaspar e Balneário Piçarras. Serão seis bate-papos gratuitos com a professora e empreendedora educacional, Shirlei Fabiana Silva, voltados aos alunos e professores das instituições. No dia 2 de março, a palestra será recebida pelo EJA Piçarras, em Balneário Piçarras, às 19h30. No dia 10, a conversa ocorre na Escola Municipal Felipe Shimidt, em Blumenau, às 10h e às 14h. No dia 16, o bate-papo é com os alunos da E.E.B Prof Honorio Miranda, em Gaspar, às 10h, às 14h e às 19h30. As conversas ocorrem via Google-Meet e terão a duração de 60 minutos cada.

“O projeto pretende, por meio de ações de cunho sócio-político-cultural-educacional, aguçar as discussões e reflexões sobre as questões inerentes à negritude. Assim, procurando contribuir para a construção de uma sociedade antirracista”, explica a professora, educadora, empreendedora educacional, Shirlei Fabiana Silva, também conhecida como Negrita.

Shirlei conta que a ideia da ação nasceu por sua vontade de legitimar a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. “O Olakunde é atravessado por três pilares: pós-abolição, racismo estrutural e a transformação de uma sociedade antirracista, ele é uma oportunidade para todos se conscientizarem da verdadeira história de resistência e luta do povo africano, afro-brasileiro, desmistificando questões sobre os ‘heroísmos europeus’”, conta. “Acreditamos na potência deste projeto para despertar a branquitude sobre sua responsabilidade com a temática, trazendo à luz do conhecimento o protagonismo do povo preto e a unificação dos povos contra o racismo”, complementa.

OLAKUNDE
O nome do projeto, Olakunde, é uma palavra de origem yorubá/nigeriana que significa “O Valoroso Chegou”. Segundo Shirlei, a ação pretende e tem como prioridade legitimar a Lei 10.639/2003 (atualizada pela Lei 11.645/2008, que altera a Lei 9.394/1996). Esta, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”.

“Em Santa Catarina, que se orgulha da sua ‘origem’ europeia, 15% de sua população se declara preta e parda, a cidade de Blumenau, dita a cidade mais “alemã” do Brasil é constituída por 10% desta população, segundo o censo do IBGE de 2010. A lei 10.639/03 é pouco legitimada no estado de Santa Catarina, por isso se faz necessário levar o conhecimento aos discentes para que os mesmos possam impregnar ações antirracistas em nossa sociedade com conhecimento do contexto histórico dela”, ressalta Shirlei. “É trazer a luz do conhecimento, a verdade histórica sobre o processo escravista no Brasil, deixando o povo preto como protagonista, todas as violações e os direitos que foram retirados do povo preto, tratando no pós-abolicionismo, modulado em três ciclos: Leis abolicionistas, racismo estrutural e construção de uma sociedade antirracista”, complementa.

O Projeto Olakunde “O valoroso chegou”, reflexões sobre as questões inerentes à negritude, de Shirlei Fabiana Silva, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Blumenau. O Projeto Olakunde também foi selecionado pelo projeto REDES, Divulgação como Mecanismo de Cultura; de Nane Pereira Comunicação e Arte, viabilizado pelo mesmo edital.

SERVIÇO
Projeto Olakunde “O valoroso chegou”, reflexões sobre as questões inerentes à negritude, com Shirlei Fabiana Silva
02/03: EJA Piçarras, às 19h30, em Balneário Piçarras
10/03: Escola Municipal Felipe Shimidt – às 10h e às 14h, em Blumenau
16/03: E.E.B Prof Honorio Miranda – às 10h, às 14h e às 19h30, em Gaspar
Seis bate-papos on-line em escolas públicas do Vale do Itajaí
Via Google Meet, de forma gratuita voltada a alunos e professores
Duração de cada live: 60 minutos

PALESTRANTE
Shirlei Fabiana Silva, conhecida como Negrita, é professora, educadora, empreendedora educacional, atua com projetos educacionais, é pedagoga pela Unicessumar, discente dos cursos de especialização Pesquisa e Práticas Pedagógicas, IFSC Gaspar e Docência para Educação Profissional, IFSC Itajaí. É microempreendedora individual da empresa Create Educacional, que atua com público de vulnerabilidade social, com treinamentos, formação de professores, capacitações, oficinas, tais como: negritude em ação, empoderamento feminino, liderança juvenil, protagonismo jovem, preparação para mundo do trabalho, economia solidária, primeiros socorros, respeitar a diversidade, a diversidade existente em um mundo plural, interligando Emoções, fortalecimento familiar (etc), apropriando-se das metodologias ativas, sala invertida e ensino híbrido na construção de saberes do estudantes de forma transversal.

É profissional da educação e possui 16 anos de experiência, seis atuando no sistema S, em escolas públicas, municipais e estaduais, com experiência na docência, gestão, coordenação e produção cultural. Texto Submetidos, aprovados e apresentados no Fórum de Formação Continuada Univali- 2006, III Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, IFSC Gaspar- 2019, SBPC, XV Seminário Integrado  das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE, FURB Blumenau – 2019, Ser Negra, VIII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça , IFBA Bahia – 2019, ENDIPES – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Projeto Jovens Líderes Multiplicadores, apresentação prevista para novembro de 2020, IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas, Projeto Jovens Líderes Multiplicadores, transferida apresentação para maio de 2021. Atuando com Formação de Professores na Educação Infantil, fundamental e Informática Educativa, auxílio na construção do Telecentro na cidade de Gaspar, na elaboração de cursos de informática básica a comunidade. Participação no XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1º Seminário Catarinense: “Escola é lugar de Ciência”, 3 Jornadas Catarinense de Tecnologia Educacional – Jornatec, VIII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH