Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Nobelina: a representação da mulher nordestina e suas garras

Cibele Laurentino lança romance de estreia pelo Grupo Editorial Coerência

Filha do saudoso poeta e escritor Zé LaurentinoCibele Laurentino se destaca no meio literário com o lançamento de “Nobelina”, seu romance de estreia que foi publicado pelo Grupo Editorial Coerência por meio do selo Plus+. Na história, a autora se propõe a narrar a vida de uma matuta do nordeste e levantar reflexões sobre diversos preconceitos e intolerâncias reais e atuais.

Com ilustrações de Alberto Dias, o romance nasceu de “Eu, a cama e Nobelina”, poesia escrita pelo pai da autora. Inclusive a artista já estreou no mercado editorial com “Cactus”, uma coletânea de 150 poemas lançada ano passado em e-book pela Amazon.

“Neste poema, que fala dessa mulher[Nobelina] fiz uma viagem a sua personalidade, por ter uma postura tão moderna, tão segura, tão feminista em pleno anos sessenta.”, disse Cibele Laurentino.

No livro acompanhamos a história de Nobelina, uma mulher matuta, nordestina, natural de uma cidade pequena no interior da Paraíba. Curiosa e inteligente, ela chama a atenção da população devido ao grande desejo em querer estudar e atuar como professora, indo contra os fundamentos sociais e regidos por seus pais. Assim, ela começa aprender sobre a profissão escondida, mas não esperava que durante esses momento conheceria Lula, um jovem matuto e sem estudos, despertando nela a paixão e o desejo de se casar.

“Nobelina” é vencedor do Prêmio Maria Pimentel e no enredo a autora se propõe a levantar críticas sobre machismo, violência doméstica, homofobia, racismo e entre outros assuntos polêmicos, que independente do tempo, continuam em evidência.

Os exemplares estão sendo vendidos no site do Grupo Editorial Coerência e nas maiores livrarias do Brasil.

Sinopse: Nobelina é uma jovem humilde que mora no interior do nordeste paraibano. Filha de Seu Narciso e Dona Guilhermina, um casal de agricultores, a moça foi criada em um ambiente conservador, aprendendo os afazeres domésticos para se tornar uma esposa exemplar. O que todos não sabiam, no entanto, era que Nobelina tinha sonhos maiores: desejava ser professora, conhecedora do saber para mudar a comunidade na qual estava inserida. Embora os obstáculos sejam muitos, a nordestina decide ir contra os fundamentos da sociedade, assim como as leis rígidas de seu pai, e começa estudar escondida. O que não esperava era que conheceria Lula, um jovem matuto e sem estudos, despertando nela a paixão e o desejo de se casar. Nos resta saber se Nobelina vai escolher seu futuro promissor ou o destino que sempre lhe foi imposto.

Sobre a autora: Cibele Laurentino nasceu em Campina Grande, Paraíba, mas atualmente reside em Conde, no mesmo estado, onde trabalha com Turismo e vive com sua família na Praia de Tabatinga. É formada em Gestão em Turismo e está cursando Letras pela UNINTER. Seu gosto pela leitura e escrita começou na infância, através do convívio com poetas populares, cordelistas, cantadores de viola e emboladores de coco. Filha do saudoso Zé Laurentino, poeta e escritor, cresceu no berço da cultura. Cactus-poesias, sentimentos e emoções foi seu primeiro livro publicado, no qual a poesia é explorada através de sentimentos, momentos e dores de forma modernista. Nobelina, publicado pela Plus Editora, é seu romance de estreia.

Saiba mais em:
@Comunicaype
@GrupoEditorialCoerencia
@cibelelaurentino
http://editoracoerencia.com.br/author/cibele-laurentino/

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência