Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Nova draga chega para apoiar operação de aumento do calado no Porto de Itajaí

Nova draga chega para apoiar operação de aumento do calado no Porto de Itajaí

Equipamento com 77 metros de comprimento e capacidade para 2800 metros cúbicos atuará em conjunto com a draga chinesa Xin Hai Niu

Aportou em Itajaí, nesta terça-feira, a draga Elbe, que vai contribuir com os esforços de dragagem do canal do porto. Fabricada na Holanda, em 2010, seu peso é de 2472 toneladas tendo capacidade para suportar 3341 de tonelagem bruta. Possui 77.15 metros de comprimento por 15 metros de largura e capacidade de transportar até 2800 metros cúbicos. O equipamento está em atividade há sete anos e seu último trabalho de dragagem estava sendo realizado no Porto de Paranaguá, Estado do Paraná.

Desde que a Draga Chinesa Xin Hai Niu chegou ao complexo portuário, em 24 de abril, as operações de dragagem acontecem diariamente. Agora com a chegada da draga Elbe, o objetivo principal é fazer com que possam ser realizadas dragagens nos berços de atracação e em outros pontos de menor acesso, onde a draga chinesa não consegue proximidade devido ao seu tamanho.

Em conjunto, as duas dragas estão desassoreando o canal do Rio Itajaí-Açu para restabelecer a profundidade de 14 metros prejudicada nos meses de setembro e outubro de 2015 devido às fortes chuvas ocorridas naquele período. A dragagem ocorrerá dentro deste segundo semestre e está orçada em R$ 38.811.334,37, em recursos liberados em janeiro pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

As dragas chinesa e holandesa são de propriedade da empesa chinesa C Shangai Dredging Co. Ltda e no Brasil são representadas pela SDC do Brasil Serviços Marítimos Ltda. A empresa das duas dragas foi contratada pela DTA ENGENHARIA, ao qual é a empresa contratada mediante contrato firmado com o Governo Federal e vencedora do processo licitatório para os trabalhos operacionais do restabelecimento da cota de 14 metros de profundidade. “Faz parte no objeto contrato, entre a DTA Engenharia, Secretaria Nacional de Portos (SNP) e Superintendência do Porto de Itajaí, a mobilização deste segundo equipamento para a realização dos trabalhos de dragagem e consequentemente restabelecer os 14 metros de profundidade em todo o canal”, destacou o diretor técnico da Superintendência do Porto de Itajaí, André Pimentel.

Com a dragagem em andamento, cerca de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão retirados nos canais externo e interno e despejados (Bota Fora) a uma distância de cinco milhas náuticas, equivalente a 10 quilômetros de distância do canal da barra.

Os trabalhos afetam diretamente a atracação de navios no Complexo Portuário de Itajaí ao possibilitar que os navios que aqui já atracam transportem maior volume de cargas além da atracação de navios maiores. A obra também beneficia na prevenção de cheias, já que o Rio Itajaí-Açu é o responsável pela vazão das águas em toda bacia.
____________________________

Informações adicionais:
Porto de Itajaí
Luciano Sens (Assessor de Comunicação)
(47) 3341-8067

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)