Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Nova Estação de Tratamento de Água de Itajaí entra em fabricação

O tratamento de água em Itajaí vai contar com uma nova estação (ETA) compacta para garantir a constância e qualidade do abastecimento no bairro Limoeiro. A nova ETA é fabricada em aço carbono, com tecnologia modular, e terá vazão total de 72 metros cúbicos por hora. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.

O equipamento é fundamental para a comunidade porque vai prevenir os desabastecimentos em função da turbidez do ribeirão Mineral, que ocorre principalmente nos períodos de chuvas. “Com um sistema de tratamento convencional e completo, ficaremos menos sujeitos às variações meteorológicas” explica Adriano Kielling, engenheiro químico do Semasa.

O atual sistema utilizado no bairro é chamado de filtração rápida (tipo Dortmund) e foi implementado antes da fundação do Semasa. Ele possui vazão de apenas 32,4 metros cúbicos por hora, ou seja, a capacidade de tratamento vai mais do que dobrar com a nova ETA.

O novo equipamento mede 19 metros de comprimento por três de largura, incluindo floculadores mecânicos de alta taxa, decantadores de placas inclinadas, filtro de corpo triplo com retrolavagem, oito bombas dosadoras e medição ultrassônica de vazão na entrada. Haverá cinco tanques para armazenamento de produtos químicos, sendo um para o policloreto de alumínio (PAC), um para o hidróxido de cálcio, uma para o ácido fluossilícico, um para o poliortofosfato e o quinto de reserva. Haverá um sistema em separado para a dosagem de cloro.

A empresa responsável pela fabricação customizada da ETA fica em Capinzal (SC) e pretende entregar o produto final ainda este ano, com  montagem hidráulica, mecânica e elétrica na rua Mineral, próximo a onde se encontram os reservatórios do Limoeiro atualmente. Passando o período de testes, a expectativa é de que o equipamento entre em operação completa no início de 2022.

 

As imagens ilustrativas cedidas pela empresa responsável pela fabricação do equipamento.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência