Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Novembro Roxo: Prematuridade.com realiza caminhada na Redenção no domingo 11/11 pela causa dos bebês prematuros

Novembro Roxo: Prematuridade.com realiza caminhada na Redenção no domingo 11/11 pela causa dos bebês prematuros

ONG busca sensibilizar a sociedade no mês em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade(17/11)

 

Dados nacionais sobre a incidência de partos prematuros são alarmantes, a cada dez nascimentos no Brasil, ao menos um é prematuro, sendo esta a principal causa de mortalidade infantil no Brasil. Para chamar a atenção da sociedade, a ONG Prematuridade.compromove a 3a edição da Caminhada pela Prematuridade em Porto Alegre no próximo domingo, 11 de novembro, no Parque da Redenção. A coordenação da entidade estará concentrada a partir das 9h, no Monumento ao Expedicionário, aguardando famílias e apoiadores da causa dos bebês prematuros e distribuindo materiais informativos. A tradicional caminhada, que já reuniu mais de 800 pessoas na Redenção em anos anteriores, está marcada para iniciar às 10h.

Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, organização sem fins lucrativos, trabalha pela busca de mais políticas públicas e apoio às famílias e cuidadores de bebês prematuros. Nesta semana, além da Caminhada na capital gaúcha, outras cidades realizam o mesmo ato, como Florianópolis (SC), Santos (SP) e Recife (PE). A ONG também realiza ação no Congresso Nacional, em Brasília, na terça-feira, 06/11, buscando o apoio de parlamentares àFrente Parlamentar Mista para a Causa da Prematuridade, instalada em 2017 com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento da legislação relativa à prevenção de partos prematuros, condições ao adequado desenvolvimento dos bebês prematuros e a garantia de apoio à família e cuidadores de prematuros.O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado internacionalmente em 17 de novembro e durante todo o mês a Associação realiza ações no País.

O Brasil é o 10º país no ranking de nascimentos prematuros, anualmente nascem  cerca de 350 mil bebês antes da 37a semana de gestação, sendo que um terço dos bebês morrem antes de completar um ano de idade. De acordo com dados da Escola Nacional de Saúde Pública (Enso/Fiocruz), de dezembro passado, o índice de partos prematuros no País atinge 11,5% dos nascimentos, percentual duas vezes maior do que registrado na Europa. Entre as causas apontadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) à realidade nacional estão: gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natal, aumento de utilização de métodos de reprodução assistida, entre outras.

As consequências de partos prematuros são inúmeras, pois a idade gestacional determina o desenvolvimento dos órgãos. Conforme o período de prematuridade do nascimento, há grande incidência de problemas de visão, audição, desenvolvimento físico e/ou mental. Vale ressaltar que cada ser humano é único, portanto, a reação de cada bebê depende de diversos fatores.  Nesse sentido, torna-se fundamental que haja oferta de cuidados especiais à saúde de crianças prematuras e condições para que pais e cuidadores possam dedicar a necessária atenção aos pequenos. Entre as indicações para melhor desenvolvimento de bebês nascidos antes do tempo necessário está o Método Canguru, tema eleito pela Prematuridade.com à Campanha do Dia Mundial da Prematuridade 2018.

O que é oMétodo Canguru? O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém‑nascido (RN) e sua família. Este método compreende três etapas nas quais a equipe de profissionais da Unidade Neonatal (UN) deve estar preparada para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. Dentre as recomendações do Método, temos a posição Canguru que tem objetivo proporcionar ao recém‑nascido e a seus pais o contato pele a pele, oferecendo ao RN a sensação de proteção e vínculo e favorecendo à mãe/pai competência para cuidar de seu filho.

Alguns dos benefícios do Método Canguru

  • Menor tempo de internação do bebê
  • Aumento do aleitamento materno
  • Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família
  • Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono
  • Diminuição de infecção hospitalar
  • Controle e alívio da dor
  • Acolhimento ao bebê e sua família
  • Promoção do contato pele a pele precoce

Além da ação em Brasília, a ONG realiza atividades em várias cidades do País pelo Dia Mundial da Prematuridade. A entidade também colocou à venda camisetas com a campanha deste ano para arrecadar fundos ao seu trabalho e dar visibilidade ao tema.  A Prematuridade.com realiza um trabalho de acolhimento das famílias através de sua plataforma digital, além disso suas ações  visam reduzir a incidência da prematuridade e diminuir os danos à saúde dos bebês, causados pelo nascimento antecipado, levando informação e apoio online às famílias, principalmente com projetos voltados à prevenção do parto prematuro, com educação continuada para equipes neonatais e na área chamada de advocacy junto ao poder público.

Acesse o site http://prematuridade.com/ e participe!

 

Novembro Roxo

17 de Novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. O Novembro Roxoé reconhecido internacionalmente pela luta, mas ainda não ganhou tanta representatividade no Brasil como tem no exterior. Para inserir a demanda na agenda pública brasileira, serão distribuídos materiais informativos em um trabalho de sensibilização com parlamentares e sociedade civil. Países como Estados Unidos da América, México, Alemanha, entre outros, juntamente com a Global IlluminationInitiative, iluminam de roxo – cor símbolo da causa – prédios públicos e monumentos. Alguns exemplos são Empire StateBuilding, Niagara Falls, Portão de Brandenburgo, entre outros.

Sobre a ONG Prematuridade.com

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com, nasceu em 10 de abril de 2011 com um blog sobre prematuridade e uma página no Facebook. Em novembro de 2014, a iniciativa foi além e nasceu a ONG Prematuridade.com. A Organização não é vinculada a nenhuma marca, empresa ou instituição, mas trabalha em parceria com esses para a realização de projetos voltados à prevenção do parto prematuro, educação continuada para equipes neonatais e a área da busca de implementação de políticas públicas voltadas à causa – “advocacy”. Hoje a entidade está ligada as mais importantes organizações internacionais dedicadas à causa, a MarchofDimes e a EFCNI – Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-nascidos, representando o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade – World Prematurity Network.À frente da Associação Nacional Prematuridade.comDenise Suguitani fundadora e diretora-executiva e Aline Hennemann, vice-diretora executiva, e uma equipe de apoiadores das áreas de Comunicação e Conselhos Fiscal e Científico.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira