Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navenantes NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Núcleo de Gastronomia e de Responsabilidade Socioambiental são ativados na ACII

Núcleo de Gastronomia e de Responsabilidade Socioambiental são ativados na ACII

Objetivando fomentar práticas sustentáveis nas organizações e fortalecer o setor gastronômico de Itajaí, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) acaba de ativar dois Núcleos Setoriais: Responsabilidade Socioambiental e Gastronomia.

De acordo com o consultor da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Albert Hugo Sabin, que dá apoio às ACI`s nestas atividades, o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental foi fundado na ACII em 2005 e estava paralisado. A proposta de reativá-lo partiu da iniciativa dos próprios associados, que buscam através do Núcleo acessar projetos e iniciativas que possam ser praticadas em suas empresas. “Na atualidade, cada vez mais, as corporações estão criando a consciência de que é preciso atuar para minimizar os impactos do seu negócio, que a responsabilidade pela preservação é de todos”, frisa.

Ele explica que o Núcleo, que conta com oito empresas participantes, vai atuar no auxílio na adoção de medidas para preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. “Há a crença errônea por algumas empresas de que ser sustentável exige muitos investimentos ou grandes ações, mas na verdade pequenas atitudes podem ter grandes resultados. No Núcleo se busca orientar como implantar os projetos, como atuar no convencimento da diretoria de que a atividade tem importância para a organização, etc”, afirma Sabin, ao enfatizar que o Núcleo irá somar às diretrizes do Selo Social e auxiliar na multiplicação das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Gastronomia
Já o Núcleo de Gastronomia vem para unir as forças deste segmento que tem se destacado por seus sabores e aromas que traduzem um pouco de Itajaí e sua história. Sabin acredita que o Núcleo de Gastronomia será de grande importância para potencializar o setor e aproximar a Entidade ainda mais da comunidade. “O Núcleo de Gastronomia costuma ser bastante atuante e isso faz com que o público veja o Núcleo e a própria ACI de maneira mais próxima”.
O grupo já realizou três reuniões e conforme o consultor, as próximas ações consistem na elaboração do Plano de Trabalho e no fomento de novos participantes. Atualmente, o grupo conta com 6 empresas e os interessados em participar, tanto no Núcleo de Gastronomia, quanto de Responsabilidade Socioambiental, devem fazer contato pelo e-mail: consultoria@acii.com.br

O presidente da ACII, Mário Cesar dos Santos, finaliza enfatizando que os Núcleos representam o associativismo na sua essência, onde há a troca de expertises, compartilhamento de desafios, parcerias e demais atividades que beneficiam todo aquele segmento. “Nos Núcleos inicia toda a razão para existir as associações. Cada um no seu respectivo segmento, encontra neste respostas para muitos desafios dos empreendedores ou mesmo voz para as suas demandas. Quanto mais Núcleos existirem, mas alinhados estarão os ramos de atividade que propulsionam a nossa economia”.

Related posts

Vereador Murilo quer a criação do programa “Empresa Amiga da Escola”

Prefeitura de Barra Velha e Câmara de Vereadores firmam convênio com UNIVALI, bolsas de estudos com até 30% de desconto aos servidores públicos

Sesc inaugura um novo espaço multiuso para eventos no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: