Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Imóveis (NIMOB) da ACIL promove palestra

No último dia 09/11, nucleados do NIMOB e profissionais do setor tiveram a oportunidade de conversar com representantes da Caixa Econômica Federal sobre as mudanças nos financiamentos para Construção Civil que passa a valer a partir de janeiro de 2017. Estiveram presentes o Gerente Regional da Construção Civil da Superintendência da Caixa de Criciúma, João Claudio Vieira; o gerente Geral da Agência do Coral, Antônio Giustina e o Gerente Geral da Agência Lages, Luis Antônio de Andrade.

 

Na ocasião, Vieira salientou que a partir do ano que vem qualquer imóvel novo que seja casa ou apartamento e não esteja dentro do programa Minha Casa Minha Vida poderá ser financiado em até 90%. O percentual máximo financiável até então era de 80%. Além disso, de acordo com a queda na taxa SELIC, que foi de 0,25%, a Caixa Econômica também reduziu a taxa de juros no mesmo percentual e vai promover outros benefícios para auxiliar a população na aquisição da casa própria. Tudo isso passa a valer em janeiro de 2017.

 

Outra mudança importante destacada pelo gerente Vieira foram as alterações no Ministério das Cidades em relação à qualidade dos novos imóveis (casas e apartamentos). A partir do próximo ano, todos os imóveis novos financiados da Caixa deverão ter acesso pavimentado. O que poderá ser lajotas ou algo similar e não somente asfalto. Quando da entrada do projeto junto a Caixa Econômica, esses quesitos já serão fiscalizados.

 

E para garantir que mais tarde seja possível ter um respaldo dos responsáveis pela qualidade do imóvel, ou seja, ter de quem cobrar pela construção realizada, o Ministério das Cidades lançou uma normativa que exige, também, que o construtor seja pessoa jurídica e não mais física, como era permitido até então. “Gostaria de salientar que a pessoa física que quiser financiar um terreno e/ou a construção de uma casa, ela pode. O que não será mais possível é uma pessoa física construir para vender financiado para outra. Isso, agora, terá que ser através de uma construtora”, destacou ele.

 

De acordo com a vice-coordenadora do NIMOB, Marisa Bússolo, essa palestra com os representantes da Caixa era muito aguardada pelos nucleados, justamente para esclarecer essas mudanças, as quais influenciam diretamente no trabalho dos Corretores e das Imobiliárias.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público