Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Nutricionista explica o que é mito e o que é verdade sobre a alimentação durante o tratamento do câncer

Uma alimentação saudável e balanceada é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável e cuidadosa durante o tratamento oncológico, pois faz com que o paciente consiga se sentir melhor, manter o peso adequado e auxilia a passar pela quimioterapia, radioterapia, cirurgia, ou pela combinação desses procedimentos da melhor forma possível.

O tratamento oncológico serve para tentar eliminar as células cancerígenas, porém acabam afetando algumas células saudáveis e, por isso, o paciente pode apresentar efeitos colaterais como enjoo, boca seca e falta de apetite.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Marieta atende pacientes tanto pelo SUS quanto convênio e particular e possui uma equipe multidisciplinar que acolhe e faz o acompanhamento individual. A nutrição é parte importante disso, e as instruções podem variar de paciente para paciente, mas de uma forma geral, é preciso que a pessoa que está em tratamento oncológico tenha alguns cuidados especiais. “Algo muito importante é que o alimento seja bem mastigado e que o paciente faça pequenas refeições a cada três horas, porque isso pode evitar o enjoo”, afirma Ana Carolina Tolentino Claudino, nutricionista clínica da Unacon.

O prato também precisa sempre ser bem colorido, incluir diariamente de três a quatro frutas e verduras e de quatro a cinco legumes, já que são ricos em fibras e vitaminas, mas é necessário lavar bem as frutas e saladas cruas para não correr o risco de conter nenhum tipo de bactéria. A dica da nutricionista é que os pacientes priorizem por preparar suas refeições, mas caso almocem ou jantem em um restaurante, evitem as saladas cruas.

Outra dica é dar preferência para alimentos integrais, incluir leite e derivados que são fonte de cálcio, mas priorizando o leite desnatado e os queijos mais brancos que possuem menos gordura. É importante inserir na alimentação também os cereais como centeio, aveia, farelos e milho que fornecem energia, e dar preferência às carnes magras, aves sem pele e peixes. “A carne vermelha possui uma digestão mais lenta, por isso nossa orientação é diminuir o consumo para no máximo duas vezes por semana, sendo em dias alternados. Já os peixes são uma ótima opção, pois são ricos em proteínas e são necessários para a conservação da massa magra”, explica a nutricionista. Ingerir muito líquido também faz parte da rotina diária. O paciente deve tomar de oito a dez copos de água por dia.

Mas é preciso ficar atento ao que é proibido ou o que se deve pelo menos ser evitado durante o processo de tratamento do câncer. “É muito importante evitar ao máximo o consumo de alimentos embutidos ou curados como linguiça, mortadela, presunto, bacon, etc. Alimentos gordurosos também são um verdadeiro perigo, e nessa classe estão inclusas todas as frituras, carnes gordas, fast foods, margarina, óleos, creme de leite, chantilly, maionese e doces em geral”, comenta Ana. A nutricionista ainda explica que se for necessário utilizar o óleo, deve-se optar pelo azeite de oliva, óleo de milho, de canola e manteiga. Os refrigerantes e bebidas alcóolicas também são proibidos.

A nutricionista da Unacon ainda explica que é preciso ter muito cuidado com o que se encontra na internet e que é sempre necessário procurar um médico para fazer o acompanhamento. “Existem hoje muitas receitas milagrosas na internet que prometem curar o câncer, e isso nos preocupa. Por exemplo, existem pessoas que dizem que a graviola auxilia no tratamento, porém essa fruta é proibida para quem está passando por quimioterapia, pois ela possui uma toxina que inibe a ação do medicamento, ou seja, ela prejudica o tratamento ao invés de ajudar”, afirma.

Unacon possui uma equipe multidisciplinar que faz o acolhimento de cada paciente, e além de todas as dicas, cardápio e acompanhamento nutricional do paciente que consegue se alimentar normalmente, a instituição também oferece orientações, cardápios e acompanhamento para o paciente que realiza a alimentação apenas por sonda, ajudando os familiares em todo o processo.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana