Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

O jovem e a indecisão da carreira

Leonardo Chucrute*

As dúvidas sobre qual carreira seguir envolvem inúmeras preocupações. A primeira delas é, com certeza, a incerteza em relação ao futuro. Costumo dizer que a vida começa ao contrário. Desde muito jovens, temos que escolher por onde queremos seguir sem ter o conhecimento preciso do futuro, como se fosse um grande jogo. Causando, assim, muita insegurança e incerteza na hora da escolha.

Por isso, o melhor caminho para não se perder é pesquisar a área de atuação das possibilidades onde você acha que se encaixa. Hoje, com a acessibilidade e com a democratização da internet temos vários canais com vídeos de pessoas que já vivem na área, onde encontramos a oportunidade de ouvir e obter conhecimento.

Outra importante opção são os testes vocacionais. Eles podem parecer clichês ou incertos, mas tenha certeza de que vai ajudar. Obviamente, eles não vão cravar uma profissão como prioridade, mas vão te oferecer uma facilidade de escolha. Busque ainda saber quais são atividades envolvidas na profissão para ter uma ideia de como será sua experiência e, desse modo, ter a possibilidade de avaliar se é a “sua praia” ou não.

O grande leque de opções que surgiram nos últimos anos e a remodelação das profissões são outros fatores que também impulsionam a dúvida. Por exemplo, antigamente as empresas de comunicação precisavam de uma pessoa com boa redação para o cargo de jornalista. Hoje, os requisitos incluem também entender de fotografia, design e informática. E a dica para essa questão é procurar se realinhar. A flexibilidade é extremamente importante atualmente. Treine bastante e se capacite, pois, com certeza, vai trazer um enorme resultado.

E não se preocupe em “pular de galho em galho”. Isto só é um problema, pois aumenta nosso tempo de percurso. Por outro lado, também aumenta a nossa experiência. Entenda que vale mais a pena “pular de galho em galho” do que ser infeliz em uma profissão. Mas, não se prenda a essa questão, a melhor opção é acertar o caminho que deseja seguir.

Para aqueles que buscam estabilidade, a carreira militar é uma boa opção. No momento que vivemos, é difícil até ganhar um salário-mínimo. O militarismo, ao contrário do que parece, abre um leque de oportunidades ao ingressar em uma força. Além da estabilidade, garante bons salários e a certeza de encontrar o valor na conta todo mês.

A mensagem final e mais importante é seguir os 3 C’s. “Comece”: busque, pesquise, vá atrás das possibilidades e trace um plano. “Continue”: entenda que vai valer a pena, não desista! “Conclua”: finalize suas decisões, mesmo que depois precise realinhar suas expectativas, não deixe de fazer.

*Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos. 

Posts Relacionados

O desafio da reciclagem de embalagens plásticas

Fazzenda Park Hotel e prefeitura de Gaspar desenvolvem campanha filantrópica

10º Circuito de Cinema Infantil promove oficinas e debates com profissionais de todo o Brasil

Como tornar a matemática divertida para crianças

Alfabile Santana assina exposição fotográfica “Itajaí em Imagens” no Itajaí Shopping

Conheça os alimentos que são os são aliados e inimigos do sono

Bistek Supermercados promove ação com influenciadores para celebrar o Dia dos Namorados

KaBuM! destaca em webinar a estratégia logística que garantiu 94% de satisfação no Ebit durante a Black Friday

Exercícios e covid-19: melhore sua saúde física e mental

Marcus Zalves lança clipe de “32 de Janeiro”

Skol incentiva versão retornável para prolongar a diversão e aliviar bolso

Testosterona: níveis do hormônio interferem na saúde do homem

Monge beneditino, físico e cervejeiro: como Dom Martinho Zevallos se apaixonou pela bebida e estudou cerveja com escola de Blumenau (SC)

Cervejas da multipremiada cervejaria Dádiva chegam aos supermercados

Balneário Shopping investe em iniciativas com foco na qualidade de vida dos moradores do Litoral

Loja da Vans é uma das grandes novidades do Balneário Shopping

Inhotim, o museu a céu aberto de arte contemporânea

Fabiana Karla traz dicas de namoro a distância em Ação de Dia dos Namorados da UNIASSELVI

Diário da Cidade

Nany People brilha em evento LGBTQIA+

Três tipos de bebidas para harmonizar com uma sequência de fondue