Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

“O Time das Mãos Limpas” da Viva e Deixe Viver é lançado nesta semana no Museu do Futebol

O livro alerta crianças e adolescentes quanto ao ato de higienizar as mãos ajuda para prevenir doenças causadas por fungos e bactérias.

Até o dia 12 de outubro, a Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização não-governamental que congrega 1.282 voluntários responsáveis por contar histórias em 91 hospitais do País, fará o lançamento do livro “O Time das Mãos Limpas”, no Museu do Futebol, em SP. O conteúdo da obra, que inclui um álbum de figurinhas, visa utilizar um tema popular como o futebol para mobilizar crianças e adolescentes, bem como seus familiares e a sociedade em torno da importância da higienização e do ato de lavar as mãos na prevenção de doenças causadas por fungos e bactérias. A ação de lançamento está sendo realizada das 9h às 15h (até sexta-feira, 11/10), por meio de voluntários da Viva que estão promovendo contações de histórias referentes ao álbum e distribuições de livros para os grupos escolares que visitarem o Museu. Já em 12 de outubro, Dia das Crianças, além da contação de histórias, haverá ainda, das 12h às 14h, uma roda de conversas com o presidente da Viva, Valdir Cimino, a autora do livro, Dulce Rangel, e colaboradores do projeto.

De acordo com Valdir Cimino, o mês de outubro foi escolhido para apresentação do livro em virtude do Dia das Crianças e da campanha do Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Handwashing Day), que ocorre anualmente no dia 15. A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e fazer com que isso faça parte do cotidiano de todos.

A obra de Dulce Rangel, experiente escritora voltada ao público infanto-juvenil, envolve seu público com linguagem leve e leitura rápida, em um texto, ao mesmo tempo, divertido e intrigante. Explorando a temática de uma partida de futebol da equipe dos contadores de histórias (Viva Futebol Clube) contra um time de bactérias (Bactérias Futebol Clube) e outro de vírus (Moléstias Futebol Clube), ela mostra aos leitores que é possível vencer os inimigos com armas de higienização e mãos devidamente lavadas, garantindo o bem-estar e a saúde.

O livro ainda conta com ilustrações do renomado artista Paulo Zilberman e faz parte do projeto Viva Futebol Clube, centralizado no canal Viva Eduque, espaço criado pela entidade para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade.

Para escrever o livro, Dulce contou com a ajuda de Cimino, idealizador do projeto; de Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, médico infectologista; e com a colaboração de Waldir Gomes da Costa e Ed Cortez, que contribuíram na criação dos hinos dos times de futebol que fazem parte do enredo da história.

O capítulo final traz um álbum de figurinhas com os personagens e cenários da história. Durante a semana do Dia das Crianças, serão distribuídos 2 mil exemplares para os grupos escolares e crianças e adolescentes que visitarem o Museu do Futebol e para hospitais parceiros da Associação.

O livro conta com o apoio da Lei Rouanet, do Museu do Futebol, da Referência Gráfica, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania.

Lançamento do livro “O Time das Mãos Limpas” e contação de histórias

Local: Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu, São Paulo

Programação:

Até 11/10 – Contações de histórias e distribuição dos álbuns para os grupos escolares que visitarem o Museu

Horário: Das 9h às 15h

Dia 12/10 – Roda conversa com o presidente da Viva e Deixe Viver, Valdir Cimino, a autora do livro, Dulce Rangel, e colaboradores do projeto, além de contações de histórias com distribuição dos álbuns.

Horário: Das 12h às 14h

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver – Fundada em 1997, pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que por meio da arte de contar histórias forma cidadãos voluntários conscientes da importância do acolhimento e que produzem bem-estar a crianças e adolescentes hospitalizados, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto, além de contribuir para a humanização da saúde, causa da entidade. Hoje, além dos 1.357 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 91 hospitais em todo o Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, UOL, Mahle Metal Leve, Volvo e do Instituto Helena Florisbal.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet