Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

OAB Camboriú certifica alunos do programa Escola Legal

Turma participou, durante quase dois meses, de rodas de conversa e oficinas sobre o ECA, família e direito ambiental. Alunos criaram um Código de Ética para elencar melhorias na escola Clotilde Ramos Chaves

 

Alunos da escola municipal Clotilde Ramos Chaves receberam a certificação de conclusão do programa Escola Legal, promovido pela OAB Camboriú com apoio da Secretaria de Educação, na noite de terça-feira, dia 29. A turma foi certificada após seis encontros realizados em contraturno escolar nos meses de setembro e outubro. Um Código de Ética, criado de forma participativa com a turma, foi apresentado durante a solenidade com melhorias para a unidade de ensino e comunidade.

 

Dentre os tópicos presentes no documento apresentado à comunidade escolar estão o dever dos alunos de respeitar os colegas sem que cometam bullying ou violências físicas e verbais; a proteção do bem-estar dos animais, mesmo que em situações de rua fora dos limites da escola; a garantia do direito à brincadeira, respeitando os horários destinados para tarefas escolares; e o estímulo a partilha do material escolar com os amigos de sala que não possuem.

 

“A turma, além de se comprometer a disseminar o que aprenderam com o projeto, irá propor à direção da escola Clotilde que promova atividades de integração familiar. Todos os onze artigos estipulados pelo Código de Postura respeitam o que foi repassado pelos alunos, dentro de suas limitações e realidades”, explica o presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB Camboriú, o advogado Sidney Gabriel.

 

O programa Escola Legal contou com a participação de 18 alunos, matriculados do 4º ao 7º ano. A turma participou de rodas de conversa, oficinas e atividades lúdicas sobre cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direito ambiental, conceito de família, proteção dos animais, entre outros temas. Todo o projeto foi executado por advogados voluntários sob coordenação da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

“O retorno que tivemos da turma nesta primeira edição foi significativo e só temos a agradecê-los. A OAB está de portas abertas para o que os alunos, a Escola e a comunidade precisarem”, enfatiza o presidente da Comissão de Direitos Humanos, o advogado João Capistrano.

 

A presidente da OAB Camboriú, Maria de Fathima da Costa Santini Teles, explica que a expectativa para o próximo ano é que o projeto Escola Legal contemple mais unidades da rede municipal de ensino. “Queremos levar as dinâmicas do programa para mais crianças e adolescentes de Camboriú. Esperamos uma participação maior dos advogados do município e que, assim, possamos atender todas as escolas em até dois anos”, finaliza a advogada.

Posts Relacionados

Coronavírus em SC: Estado confirma 8.530 casos e 134 óbitos por Covid-19

Guarda Municipal ampara mulheres vítimas de violência em BC

Incêndio de grande proporção atinge mata em área urbana de Balneário Camboriú

Comunidades indígenas de SC e PR recebem cestas de alimentos

Coronavírus em SC: Estado confirma 8 mil casos e 131 óbitos por Covid-19

Escola Superior de Cerveja e Malte libera uma bolsa de estudos por cervejaria no Brasil

Cadastro para novos beneficiários do passe livre do ferry boat entre Itajaí e Navegantes

Setor turístico da Costa Verde & Mar ganha canal sobre medidas para retomada das atividades

Companhias aéreas retomam voos nos aeroportos de Santa Catarina

Pedidos de novas ligações de água agora podem ser de forma digital em Camboriú

Luciano Hang é alvo de operação da PF em investigação sobre fake news

Governo entrega mais 7 km restaurados na BR-470/SC

Aprovada prorrogação da entrega da Declaração de Regularidade Sanitária para abril de 2021

Balneário Camboriú tem 156 casos de dengue, fumacê será aplicado no centro

Nego Joe faz live pelo Facebook da Prefeitura na quarta-feira

Cães resgatados viram modelos para campanha de estímulo à adoção

Águas de São Francisco do Sul conclui obras da Estação de Tratamento de Esgoto

Coronavírus em SC: Agroindústrias doam R$ 35 milhões para o combate à pandemia

Balneário Camboriú registra o maior içamento do país no maior prédio residencial do Brasil

2ª edição do Festival on-line Ficaí ocorre nesta quarta (27) e quinta (28) com 12 artistas de todo o país

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: