Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

OAB Camboriú certifica alunos do programa Escola Legal

Turma participou, durante quase dois meses, de rodas de conversa e oficinas sobre o ECA, família e direito ambiental. Alunos criaram um Código de Ética para elencar melhorias na escola Clotilde Ramos Chaves

 

Alunos da escola municipal Clotilde Ramos Chaves receberam a certificação de conclusão do programa Escola Legal, promovido pela OAB Camboriú com apoio da Secretaria de Educação, na noite de terça-feira, dia 29. A turma foi certificada após seis encontros realizados em contraturno escolar nos meses de setembro e outubro. Um Código de Ética, criado de forma participativa com a turma, foi apresentado durante a solenidade com melhorias para a unidade de ensino e comunidade.

 

Dentre os tópicos presentes no documento apresentado à comunidade escolar estão o dever dos alunos de respeitar os colegas sem que cometam bullying ou violências físicas e verbais; a proteção do bem-estar dos animais, mesmo que em situações de rua fora dos limites da escola; a garantia do direito à brincadeira, respeitando os horários destinados para tarefas escolares; e o estímulo a partilha do material escolar com os amigos de sala que não possuem.

 

“A turma, além de se comprometer a disseminar o que aprenderam com o projeto, irá propor à direção da escola Clotilde que promova atividades de integração familiar. Todos os onze artigos estipulados pelo Código de Postura respeitam o que foi repassado pelos alunos, dentro de suas limitações e realidades”, explica o presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB Camboriú, o advogado Sidney Gabriel.

 

O programa Escola Legal contou com a participação de 18 alunos, matriculados do 4º ao 7º ano. A turma participou de rodas de conversa, oficinas e atividades lúdicas sobre cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direito ambiental, conceito de família, proteção dos animais, entre outros temas. Todo o projeto foi executado por advogados voluntários sob coordenação da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

“O retorno que tivemos da turma nesta primeira edição foi significativo e só temos a agradecê-los. A OAB está de portas abertas para o que os alunos, a Escola e a comunidade precisarem”, enfatiza o presidente da Comissão de Direitos Humanos, o advogado João Capistrano.

 

A presidente da OAB Camboriú, Maria de Fathima da Costa Santini Teles, explica que a expectativa para o próximo ano é que o projeto Escola Legal contemple mais unidades da rede municipal de ensino. “Queremos levar as dinâmicas do programa para mais crianças e adolescentes de Camboriú. Esperamos uma participação maior dos advogados do município e que, assim, possamos atender todas as escolas em até dois anos”, finaliza a advogada.

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição

Karsten aumenta capacidade produtiva com novas máquinas e abre 300 oportunidades de trabalho