Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Obras de construção de reservatório em Penha atingem 35%

As obras civis da construção do novo reservatório de água potável de Penha, no bairro Armação, estão em ritmo acelerado: 35% dos trabalhos estão concluídos. O novo reservatório, que chegará a 9,8 metros de altura, terá capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água, ampliando a capacidade de reservação do  município para 6,8 milhões de litros. A previsão é inaugurar o novo equipamento em dezembro, dependendo das condições climáticas.

Fernando Rettore Neto, coordenador de engenharia da Águas de Penha, explica que já foram concluídos os trabalhos de terraplenagem e fundação do terreno. Neste momento estão em execução os serviços de concretagem da base de apoio do reservatório.

De acordo com a coordenadora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto, a construção da estrutura é uma das etapas da ação global da concessionária que visa realizar mudanças significativas no abastecimento e armazenamento de água no município. Juntamente com a construção do reservatório serão realizadas obras de melhorias no sistema de distribuição, incluindo a instalação de oito boosters e três quilômetros de reforço de rede. O booster é um equipamento que aumenta a pressão e vazão da água no processo de distribuição, especialmente em áreas altas.

Verão

 

A obra do novo reservatório é uma das ações para minimizar os efeitos do aumento de consumo de água na alta temporada de verão em Penha. A Águas de Penha também está setorizando o sistema de distribuição de  água do município em 10 regiões diferentes com o objetivo de melhorar a distribuição, principalmente nos períodos de altíssimo consumo. A previsão é instalar 22 registros, número que pode variar para mais ou para menos dependendo das necessidades que forem identificadas durante as obras.

 

O plano de ações para a temporada prevê ainda a perfuração e ativação de quatro poços artesianos. A concessionária também retomou a utilização do reservatório do Bairro Santa Lídia de 20 mil litros depois que ele passou por um trabalho de limpeza e manutenção. O bairro também ganhou um booster – bomba colocada na rede que tem como função aumentar a pressão e a vazão de água. A melhoria garantirá maior pressão na distribuição para as famílias da redondeza.

A solução definitiva para o problema de desabastecimento em algumas regiões de Penha na alta temporada, no entanto, é a construção do sistema produtor próprio de água. Todos os projetos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) já foram finalizados, mas, para que a obra avance, precisa-se da Licença Ambiental Prévia (LAP), e da indicação do terreno onde deve ser construída a estação, ambos de responsabilidade do poder concedente. O projeto prevê a captação no Rio Luiz Alves através de uma adutora com 22 quilômetros de extensão.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves