Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Observatório Social de Balneário Camboriú vai levar educação sobre gastos públicos para escolas

Nova diretoria tomou posse nesta quarta-feira e anunciou projeto “Cidadania nas Escolas” para ensinar crianças e adolescentes a fiscalizarem os gastos com dinheiro público

A nova diretoria do Observatório Social de Balneário Camboriú tomou posse na noite desta quarta-feira, 6, em cerimônia na sede da Sinduscon, anunciando que estenderá para as escolas públicas e privadas de BC o projeto “Cidadania nas Escolas” para ensinar crianças e adolescentes sobre a correta aplicação e fiscalização do dinheiro público. 

“Iremos implementar nosso primeiro projeto com foco na educação fiscal, o ‘Cidadania nas escolas’, que será implantado inicialmente em uma escola pública e depois replicado para a rede. É importante que as crianças saibam, desde cedo, o quanto é importante o recolhimento do tributo e sua chegada ao ponto de aplicação final. Elas também devem compreender o quanto a corrupção e a ineficiência pública é nociva a nossa sociedade”, reforça Oliveira Felipe.

O empresário Jailson de Oliveira Felipe, eleito por unanimidade em votação direta, comandará a entidade durante os próximos dois anos de gestão. Nesta nova gestão, o Observatório pretende acompanhar as obras licitadas pelo Município e o desempenho dos vereadores, firmar parcerias com empresas para aporte financeiro e melhorar a comunicação com imprensa e comunidade.

“Em 2016, passei a representar o Lions Clube como integrante do Observatório Social. Nessa ocasião percebi o quanto o controle social efetivo, exercido por uma sociedade ética e zelosa pelo equilíbrio de seus atos, pode ser importante para o nosso país, o quanto a aplicação do recurso público de forma eficiente e transparente pode fazer a diferença e quanto pode mudar a realidade do mundo. Temos orgulho do que já conseguimos e temos certeza que produziremos muito mais”, declara o novo presidente.

Dentre outras metas do Observatório Social para os próximos anos estão fomentar a participação de fornecedores locais nas licitações abertas pela prefeitura, incentivar a fundação de um novo Observatório em Camboriú e buscar apoio de universidade e faculdades para novos projetos. Univali, UniAvan e Udesc já mostraram interesse em parcerias com a entidade. Outra proposta é criar três novas câmaras temáticas: o comitê técnico e de licitação e contratos, comitê de cidadania e comitê de arrecadação e comunicação.

Durante a cerimônia de posse, o Observatório Social de Balneário Camboriú homenageou os ex-presidentes Antonio Cotrim, Estácio Santos Pereira Filho e Edison Bayard. Cerca de 20 apoiadores da entidade também foram certificados.

Nova Composição – A nova diretoria da entidade ainda é composta por cinco vice-presidentes. Augusto München cuidará do administrativo financeiro; Iloici Carlos Milani Junior da assistência de produção, metodologia e controle social; e Matias Fidelis Angeli das relações institucionais e comunicação. Ana Maria Bertolo ficará responsável por questões de Educação e Cidadania, enquanto Eraldo Carvalho Junior pelo jurídico. Todos foram certificados durante a cerimônia de posse.

Entenda o trabalho – Criado em 2013, o Observatório Social já acompanhou mais de 1.200 licitações feitas pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais autarquias. Até 2018, os processos licitatórios monitorados resultaram na redução de cerca de 25% nos valores previstos pelo Município. Só no último ano, foram 192 processos monitorados presencialmente, 105 erratas em editais, 32 empresas penalizadas e 18 revogações ou suspensões. A entidade também criou o Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição, que diminuiu custos para secretarias municipais; a obrigatoriedade da utilização do Termo de Referência em todas as licitações; e concurso para produção de projetos arquitetônicos e obras públicas.

Posts Relacionados

1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário reúne autoridades e especialistas em Balneário Camboriú

Embraed compensa emissões de carbono e financia projeto de geração de energia eólica

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira