Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Observatório Social lança nesta segunda-feira o projeto MONIT SOCIAL

Observatório Social lança nesta segunda-feira o projeto MONIT SOCIAL

Uma plataforma unificada de consultas e cruzamento de informações de repasses governamentais com objetivo fiscalizatório. Essa é a nova ferramenta tecnológica que o Observatório Social de Chapecó disponibilizará à sociedade.

Trata-se do projeto MONIT SOCIAL (PLATAFORMA BENEFICIARIOS) que será apresentado nesta segunda-feira (dia 12), às 19 horas, na cantina do Cesec, quando osvoluntários do Observatório Social de Chapecó estarão reunidos para prestação de contas do quadrimestre, sob a presidência de Armelindo Carraro.

         O projeto MONIT SOCIAL foi criado pelo empresário Heber Mantovani, formado em Ciências da Computação pela Unochapecó, que atua na área de tecnologia da informação há 20 anos e a há 10 anos trabalha com informatização de órgãos públicos. Seus objetivos são simplificar o acesso à informação das saídas de recursos dos caixas públicos, fornecer um meio de todos fiscalizarem a aplicação dos recursos e utilizar a inteligência computacional para fazer cruzamentos em busca de inconsistências, incoerências ou situações suspeitas. A plataforma permitirá buscar e cruzar informações das mais variadas fontes.

         Mantovani expõe que os problemas existentes atualmente relacionam-se ao gigantismo das informações disponíveis. Embora os sites de transparência dos órgãos públicos cumpram a lei do acesso à informação, em muitos casos as planilhas são gigantes, com milhões de linhas de informações e pessoas normais com computadores comuns não conseguem ter fluidez nas observações. Por exemplo, a cada mês as transferências do bolsa-família possuem 1,5GB de dados em média, pois são mais de 13 milhões de repasses.

         Além disso, cada órgão do governo utiliza um código para se referir a determinado município. Exemplo: Chapecó, nas listagens do bolsa família, tem código 8081 (SIAFI), já nas listagens do Seguro Defeso (pescador) tem o código 420420 (IBGE). Dessa forma, era impossível uma informação agregada, de um ano inteiro.

         “A solução foi utilizar a tecnologia para auxiliar nos processos fiscalizatórios e criar um mecanismo/processo para receber e dar sequência em denúncias”, relata.

Para atender essa necessidade, o Observatório Social de Chapecó criou um protótipo real e funcional, tendo como base os dados dos benefícios de 2017 de todo o Brasil (bolsa família, auxílio pescador, erradicação do trabalho infantil e garantia safra): www.osbrasil.org. O projeto permite unificar tudo no domínio já existente. Cada cidadão poderá acompanhar o seu próprio nome, para evitar casos (como o de Caxias do Sul), onde pessoas de má-fé utilizavam o nome das pessoas.

         No atual estágio, o sistema está operante e com informações reais. As próximas fases estão em debate. O acesso está liberado para todos os interessados mediante uso do usuário/senha: chapeco/chapeco.

         O vice-presidente Luiz Augusto Gemelli informa que novas bases de dados serão incluídas no sistema (bolsa-aluguel, etc.) e também bases para cruzamentos, como imposto de servidores públicos, empresários, óbitos, doadores para campanhas, etc.

         O O.S. está custeando tudo até agora. O sistema consegue suportar até 20 mil visitas por dia. Caso aumente a demanda, será ampliada a capacidade dos servidores, mas os custos são viáveis.

Criado em 2015, o Observatório Social de Chapecó tem 92 voluntários e vem contribuído com a fiscalização de ações e obras públicas a partir da colaboração de voluntários que se uniram pelo propósito de controle social e o exercício da cidadania.

SERVIÇO

O QUE:

Reunião do Observatório Social de Chapecó para prestação de contas e lançamento do projeto TODOS FISCAIS.

QUANDO:

Segunda-feira, dia 12/11/2018, 19 horas.

ONDE:

Cantina do CESEC, em Chapecó.

FONTES PARA ENTREVISTAS:

Armelindo Carraro (presidente do O.S.), Luiz Augusto Gemelli (vice-presidente do O.S.), Heber Mantovani (criador da plataforma TODOS FISCAIS).

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira