Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

OFICINA ENCERRA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DOS 20 ANOS DA CIA EXPERIMENTUS

Ministrada por Sandra Meyer, oficina abordará a improvisação e a composição em processos colaborativos.

 

Entre os dias 28 e 31 de outubro, das 19h às 22h, será realizada a oficina “Improvisação e composição em processos colaborativos” em Itajaí. Ministrada por Sandra Meyer, o objetivo da oficina, que encerra a programação especial em comemoração aos 20 anos da Cia Experimentus, é exercitar modos de se estar junto, e que requerem práticas de experimentação e de manuseio coletivas. As vagas são limitadas e os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, até 20 de outubro no site da companhia: www.experimentus.com.br.A oficina acontecerá Sesc de Itajaí, e é destinada a estudantes e artistas da cena.

Durante a oficina, a artista, pesquisadora e professora de dança, Sandra Meyer, buscará oportunizar experiências que propõem um entendimento de composição voltado a processos de escuta e de atenção em processos colaborativos. Além disso, também serão exercitadas as relações entre corpo e espaço, que auxiliarão os participantes a melhorarem sua capacidade de se ajustar a eventos não previstos. Na oficina, serão priorizadas práticas coletivas que permitam a vivência de modos menos normativos de perceber o que nos afeta e como afetamos o que nos cerca.

O evento conta com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio de renúncia fiscal da APM Terminals. O projeto conta também com o apoio do SESC e da Vila Sete Zero Cinco – Casa de Arte.

No projeto “Cia. Experimentus – 20 Anos”, vários espetáculos, oficinas, além de uma exposição e do lançamento de um catálogo foram realizados para o público itajaiense. A programação especial iniciou em maio. “Tem sido uma programação muito emblemática, pois as atividades são variadas. Pudemos tanto revisitar nossa história e registrá-la, quanto nos encontrar com o público e dividir experiências de formação com artistas e estudantes da cena”, conta o ator e produtor Daniel Olivetto.

 

SOBRE A ARTISTA

 

Sandra Meyer é artista, pesquisadora e professora de dança, além de doutora e mestre em Artes, Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com estágio na Universidade Paris 8, França. Ela atuou, entre 1989 e 2016, como docente do Curso de Licenciatura em Teatro, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Aposentada, Sandra ainda integra o Programa de Pós-Graduação em Teatro – Mestrado e Doutorado.

A artista é autora do livro “A Dança Cênica em Florianópolis” (FFC, Florianópolis: 1994) e “As metáforas do corpo em cena” (AnnaBlume, São Paulo: 2009, 2011). É também co-autora dos livros “Tubo de Ensaio, experiências em arte e dança contemporânea” (Florianópolis, 2006); “Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]” (Florianópolis, 2016); “Seminários de Dança I e II” (Joinville: 2008 e 2009); “Coleção Dança Cênica – Pesquisas em Dança, Volume 1” (Florianópolis, 2008) e “Coleção Dança Cênica – Histórias de Dança, Volume II” (Florianópolis: 2012).

 

Entre tantas conquistas, Sandra ainda recebeu a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa em 2003. A premiação, instituída pelo Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura, objetiva homenagear aqueles que prestam relevantes serviços em prol do patrimônio artístico e cultural do Estado de Santa Catarina. Desde 2015, ela integra o coletivo de dança Corpo, Tempo e Movimento.

 

CIA EXPERIMENTUS: 20 ANOS DE HISTÓRIA

 

A Cia Experimentus Teatrais foi fundada, em 1999, na cidade de Itajaí. A companhia tem se dedicado à montagem e circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos. Ao longo de seus 20 anos, montou 15 espetáculos com apresentações no Brasil e Argentina. A companhia também se dedica a projetos de formação, entre eles: “1º, 2º e 3º Formação em Foco” (2013 / 2016 / 2018), “Vem Ver Nosso Boi Brincar – Circulação e Formação” (2017), “Margens – Acessibilidade Cultural, Cidadania LGBTI, Presença e Vulnerabilidade” (2018), “Meu Pai é um Homem Pássaro – Circulação de Espetáculo” (2018), entre outros.

 

 

SERVIÇO:

 

O que: Oficina “Improvisação e composição em processos colaborativos”, ministrada por Sandra Meyer

Quando: Dias 28 e 31 de outubro, das 19h às 22h

Onde: SESC (R. Alm. Tamandaré, 259 – Centro, Itajaí)

Quanto: GRATUITO

– Inscrição até 20 de outubro no site da companhia: www.experimentus.com.br

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados