Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Óleo à base de cannabis alivia os efeitos colaterais de câncer de mama

No mês do outubro rosa, a Clínica Gravital ajuda mulheres no combate a sintomas da doença

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença (INCA, 2020). A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia (INCA, 2019).

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

Felizmente, o câncer de mama tem cura, principalmente se diagnosticados no início. Daí a importância dos exames preventivos regulares. Mas, o fato é que todos esses tratamentos podem gerar efeitos colaterais desagradáveis como náuseas e vômitos, perda de cabelo, reações cutâneas, fadiga, perda de apetite e dores crônicas”, avalia a Dra. Thaís Perlingeiro, médica endocrinologista da Clínica Gravital.

E foi justamente a dor crônica que levou a professora universitária Mônica Amêndola, de 51 anos, a buscar tratamento complementar na luta contra o câncer de mama. Ela descobriu o nódulo maligno em 2018 e no ano seguinte iniciou a quimioterapia. Ela conta que foram seis meses de tratamento e em 2020 acabou sendo submetida à cirurgia para retirada de parte da mama. Na sequência, ela fez radioterapia e após dois meses de tratamento, começou a sentir fortes dores no braço. “Foram meses de muita dor até que eu vi uma reportagem no jornal e procurei a Clínica Gravital para experimentar o tratamento com o canabidiol. Marquei a consulta e depois de 15 dias ingerindo o óleo à base de cannabis, já estava com menos dor e dormindo melhor”, conta a professora.

“Dor crônica é a dor que persiste após a resolução de uma lesão ou que acompanha uma lesão que não se cura. Essas condições são geralmente de difícil controle medicamentoso, sendo muitas vezes necessária a introdução de opioides para o manejo da dor, os quais possuem diversos efeitos colaterais e alto potencial de adicção. O tratamento com medicações à base de cannabis pode ser um substituto seguro e eficaz”, afirma a Dra. Thaís Perlingeiro.

“Além de diminuir os sintomas de dor, o óleo à base de cannabis pode ser usado nos tratamentos de câncer melhorando a neurotoxicidade da quimio e radioterapia, e tendo efeitos analgésicos e antieméticos, ou seja, melhorando náusea e vômitos e efeito origíneo que é o aumento do apetite”, explica a Dra. Caroline Fontes, médica integrativa que compõe a equipe de médicos da Gravital em Santa Catarina.

 Mônica indica o tratamento para seu médico oncologista devido à sua recuperação tão rápida. “Essa queixa de dor é muito comum nas pacientes de câncer e hoje eu consigo dormir. Isso me deu qualidade de vida, porque o tratamento deixa várias sequelas como adormecimento das mãos, perda da sensibilidade e a cannabis recuperou isso em pouco tempo” resume.

SERVIÇO CLÍNICA GRAVITAL

Vale do Itajaí – SC

Rivieira Business & Mall
Av. Osvaldo Reis, 3281 sala 505, Praia Brava – SC

(47) 3842-0462

(21) 95901-7011 (marcações via whatsapp)

Posts Relacionados

Cartórios do Brasil divulgarão os nomes mais registrados em 2021 no dia 21/12

Final do Circuito Paraskate Tour acontece neste final de semana e mostra a força dos skatistas PCD

iDivorciei e Colégio Notarial do Brasil orientam sobre como agir em caso de separação

Cerveja Pabst anunciou sua chegada ao Brasil e reuniu várias tribos no último sábado (4) na capital paulista

Diário da Cidade

Leilão 5G garante internet de alta velocidade para toda a região Sul

Dezembro Laranja combina cuidados com a COVID-19 e prevenção contra o câncer de pele

Cristo Redentor é iluminado de azul e amarelo para celebrar a declaração de Barbados como uma república

Krav Magá é uma excelente opção para quem deseja exercício dinâmico

Diário da Cidade

Economista aponta impactos para o Brasil trazidos pela crise hídrica

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje; veja quem tem direito

Olimpíadas Especiais Brasil participarão de Corrida Virtual para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Basquete abre portas para jovens brasileiros em universidades dos Estados Unidos

Diário da Cidade

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Uber inicia nova campanha educativa de combate ao assédio na Região Sul

1 em cada 4 pessoas negras já evitou usar transporte por medo de racismo

Foz do Iguaçu recebe o Festival Tambaqui da Amazônia

Consciência Negra: Mars acelera trabalho de equidade racial com nova área de inclusão e diversidade

Casos de zumbido aumentam entre jovens e adolescentes

Diário da Cidade

59% dos brasileiros consideram cancelar os serviços de streaming caso os preços aumentem, aponta relatório

Pix completa um ano com novas medidas de segurança