Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Ortodontia na terceira idade: quais os tratamentos indicados?

Ortodontia na terceira idade: quais os tratamentos indicados?

Muitas pessoas acreditam que o uso de aparelhos ortodônticos é para os jovens, e que não existem tratamentos para a terceira idade. Isso não é verdade. Inclusive, o tratamento dentário para a terceira idade, ou melhor idade, pode ser trabalhado com técnicas diferentes, pontuais e otimização do tempo. Portanto, a ortodontia para os idosos é possível, sim, desde que trabalhada com ética e cuidado, assim como todos os outros pacientes.

Os pacientes idosos tendem a apresentar uma diminuição óssea, característica do envelhecimento, que pode ser agravada pela presença de doenças periodontais ao longo da vida. Alguns ainda podem apresentar perdas dentárias ou utilizar algum tipo de prótese. Estes fatores não são, de forma alguma, limitantes para o tratamento ortodôntico, mas faz-se necessário um correto planejamento com um ortodontista, aliado a uma equipe de dentistas multiprofissional.

O trabalho realizado com pacientes com 60, 70 ou mesmo a partir de 80 anos é muito seguro. Atualmente existem processos mais tranquilos, sem efeitos colaterais e com poucas limitações. A ortodontia na terceira idade não é mais vista com dificuldades, como antigamente. É um trabalho profissional e o paciente é visto como uma pessoa adulta, com as limitações que qualquer outro paciente adulto possa ter, simples assim.

De que forma, então, a ortodontia pode ser útil na vida das pessoas idosas? De muitas maneiras. É comum encontrarmos estes pacientes com perdas dentárias e, assim, alguns chegam no consultório querendo realizar um implante e alinhar a arcada, priorizando benefícios estéticos e funcionais. Nesses casos, muitas vezes precisamos reestabelecer o espaço que existia em sua boca, para que o implante possa ser instalado. Às vezes, estes pacientes idosos perderam dentes em uma idade mais jovem e, devido ao equilíbrio funcional, os outros dentes tendem a migrar para o espaço que surgiu na arcada. Esta é uma das principais razões de se colocar um aparelho fixo, ou um alinhador, na melhor idade.

O interessante é que o trabalho não precisa ser feito em toda a boca. Um ortodontista, depois de fazer a avaliação do paciente, por exemplo, pode sugerir que o aparelho seja instalado somente em alguns dentes, realizando mecânicas pontuais. Porque essa técnica pode ser feita? Justamente pensando no conforto e bem-estar. Dependendo do caso clínico, não é necessário que o idoso coloque aparelho em todos os dentes. Pode-se lançar mão de técnicas segmentadas e dispositivos de movimentação e ancoragem somente nos dentes problema, ou que se deseja movimentar. Sendo assim nesses casos pode-se trabalhar de forma isolada e pontual.

Por fim, outro ponto muito importante dentro do trabalho realizado com os idosos são as questões estéticas, que não devem ser deixadas de lado. A auto-estima, o sentir-se bem consigo mesmo, é um sentimento importante em todas as idades, e entre os idosos isso não é diferente. Muitas vezes a pessoa envelhece, mas continua jovem. Já presenciamos alguns casos de pacientes que fizeram questão de colocar aparelhos metálicos com elásticos coloridos. Para os mais discretos pode-se sim utilizar os alinhadores, não existe contra indicação no tipo de aparelho escolhido nesta idade. O que queremos é que nossos idosos se sintam melhores, mais saudáveis e cheios de juventude. A ortodontia na melhor idade é sim uma realidade possível e muito próxima dos pacientes.

A autora: Ingrid Müller Ledra é ortodontista, secretária da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, a ABOR-SC. Mestre e Doutoranda em Ortodontia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara.

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça