Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Os cuidados que empresários devem tomar com a lei da terceirização

A terceirização sempre foi um tema polêmico, antes mesmo da aprovação da nova lei. Por um lado, os trabalhadores querem saber como fica a garantia de direitos básicos trabalhistas. De outro, os empresários veem nessa lei uma forma de reduzir os custos, aumentar a sua produtividade e consequentemente aquecer a economia.

Os empresários precisam estar atentos e buscar compreender bem a regulamentação dessa lei para evitar processos jurídicos. Graziela dos Santos é coordenadora do Departamento Pessoal da Magnus Consultoria, em Blumenau. Ela comenta que as dúvidas que surgiram se referem às obrigações de contratante e empresa contratada para fazer a terceirização. É por isso que destaca pontos bem objetivos para sanar as principais dúvidas dos empresários:

 

– A empresa prestadora de serviço é quem comandará os empregados. Ela será responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores. Já a empresa tomadora passa a ser responsável subsidiária, limitada ao período estabelecido da prestação de serviços.

 

– Ao buscar por esse serviço, o empresário contratante deve checar se a empresa que assumirá a terceirização é uma empresa conceituada, que investe em treinamento, especialização dos seus serviços e se cumpre com suas obrigações trabalhistas. O empresário poderá solicitar as fichas de registro dos funcionários, pagamento de impostos como FGTS e GPS (Guia da Previdência Social).

 

– É necessário conferir se a empresa mantém registro das folhas de pagamento, do cartão ponto e da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social).

 

– Não esquecer de verificar as certidões negativas da empresa terceirizadora, incluindo se há algum processo trabalhista em tramitação.

 

– O contrato de trabalho entre o empregado e a prestadora de serviço deve ser específico e deve prever a possibilidade de alterações (horário e local de expediente), sendo que os funcionários não poderão trabalhar em atividades para quais não foram contratados, evitando assim o desvio de função.

 

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê