Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Ovinocultura será destaque na EFAPI 2017

Ovinocultura será destaque na EFAPI 2017

Encontro nacional, Fórum técnico, exposição de animais, mostra de produtos, minicursos, apresentação de trabalhos científicos – uma vasta programação assinalará o setor de ovinocultura durante a Exposição-feira Agropecuária, industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 50 ANOS), no período de 6 a 15 de outubro próximo, no Parque de Exposições Tancredo Neves.

As atividades serão coordenadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Leiteiros (ABCOL). O ponto alto será a Exposição de Ovinos das raças de corte Ile de France, Texel, Dorper, Santa Inês, Suffolk, Hampshire Down e das raças leiteiras Lacaune e East Friesian. No conjunto serão reunidos 200 animais.

O presidente da ABCOL Anderson Elias Bianchi explica que esses ovinos serão oriundos de criadores de diversas regiões do Estado de Santa Catarina. Além da exposição também haverá a comercialização de reprodutores e matrizes para formação e melhoramento do rebanho.

Durante a EFAPI também haverá a realização de mini cursos e apresentação de trabalhos de campo e pesquisas científicas desenvolvidas com a ovinocultura na região. Universidades e empresas do setor público e privado estão engajadas nessas atividades.

Além da programação semanal, no dia 13 de outubro (sexta feira) será promovido o 2º Encontro Brasileiro de Ovinocultura de Corte e Leite e o Fórum para desenvolvimento na Ovinocultura na região Oeste de Santa Catarina. Esses dois eventos serão realizados nas dependências da Unochapecó com a participação de produtores, estudantes, professores, técnicos, empresas, universidades e instituições ligadas ao setor. Núcleos de criadores, associações e cooperativas de diversas regiões do sul do Brasil também participarão. “O objetivo do evento é reunir importantes agentes para discutir ações para o desenvolvimento da ovinocultura, apresentando as forças e oportunidades e debater os desafios para o fortalecimento da atividade”, realça Bianchi.

A programação também prevê uma mostra de produtos da ovinocultura, insumos para a produção, assistência técnica e espaço para reunião e debates do setor.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) Josias Mascarello e o coordenador geral Márcio Sander destacaram que a pecuária se constituiu no berço da feira e continua prestigiada e apoiada em razão de sua expressão econômica e social.

PROGRAMAÇÃO

Todos os dias, no horário das 08 as 22 horas, haverá exposição de ovinos de corte e leite no setor de agropecuária do Parque de Exposições.

Serão ministrados três minicursos. No dia 08 de outubro (domingo), às 15 horas, o tema será “escolha e avaliação de reprodutores e matrizes”. No dia 11 de outubro (quarta-feira), às 15 horas, a abordagem será “manejo sanitário de ovinos – causas, efeitos e controle”. O terceiro e último minicurso está previsto para o dia 14 (sábado) às 15 horas, com foco em “manejos básicos em ovinos para aumentar a produção de cordeiros”.

No dia 13 (sexta-feira), às 08 horas da manhã, inicia o 2º Encontro Brasileiro de Ovinocultura de Corte e Leite. No mesmo dia, às 14 horas, começa o Fórum para desenvolvimento na Ovinocultura do Oeste de Santa Catarina.

As inscrições são gratuitas através do e-mail ovinoeste@gmail.com, bastando informar nome, número do CPF, profissão e entidade.

EXPRESSÃO

Com cerca de 400 expositores que representam todos os setores da economia sulbrasileira, uma expectativa de 400 mil visitantes (entre pagantes e não-pagantes) e uma previsão de negócios da ordem de 150 milhões de reais, a EFAPI (Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó), em sua 20a edição, tornou-se a maior exposição-festa-feira do sul do Brasil. Ela completa 50 anos e é parte dos festejos do Centenário de Chapecó

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH