Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Pacientes participam de triagem para mutirão de cirurgia de catarata em Itapema

Um mutirão para diagnosticar e realizar as cirurgias de catarata nos pacientes foi realizado nessa sexta-feira na Unidade de Saúde (UBS) Centro, em Itapema. A ação aconteceu nos períodos matutino e vespertino, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Saúde e tem o objetivo de detectar a doença em pacientes que necessitam passar por procedimento cirúrgico.

No total, 120 pacientes que estavam na fila de espera e foram encaminhados pelas UBS receberam o diagnóstico de catarata. O objetivo desta triagem foi detectar os pacientes que possuem a doença e precisam da cirurgia. Eles foram avaliados pelo oftalmologista, Ederson Engel, que realizou uma série de exames para diagnosticar a necessidade de realizar a cirurgia, além de um exame para cálculo da lente intraocular que será implantada.

A segunda etapa do projeto acontece nos dias 23 e 25 de Agosto, quando a equipe do oftalmologista Ederson Engel realizará as cirurgias no Hospital Municipal Santo Antônio, no bairro Várzea. “A perda da capacidade visual acarreta consequências adversas, em nível individual e coletivo. A diminuição da visão dá origem a problemas psicológicos, sociais, econômicos e de qualidade de vida, pois implica em perda de auto-estima e em restrições ocupacionais. Por isso o município de Itapema trabalha para a reabilitação visual dos nossos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

O QUE É A CATARATA?

A catarata é uma doença encontrada no olho que faz com que a pessoa tenha a visão nublada e embaçada. Essa visão nublada faz com que o portador da catarata sinta dificuldade em realizar tarefas como ler, dirigir e até mesmo interpretar as expressões das pessoas. A catarata se desenvolve devagar e não perturba a visão desde o início, mas com o tempo, ela acaba interferindo muito a vida do paciente.

O portador da catarata tem um bloqueio das cores e, muitas vezes, acaba por enxergar tudo na cor amarela, mas quando a catarata é removida e substituída por uma lente intra-ocular, ele passa a enxergar essas cores novamente. A cirurgia é voltada para idosos com mais de 50 anos e/ou portadores de dificuldades na visão.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê