Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

Pacto Educativo Global: Um convite do Papa Francisco

Pacto Educativo Global: Um convite do Papa Francisco.

Ocorrerá em Roma, a convite de Papa Francisco, um grande Encontro onde, além de celebrar os cinco anos da Encíclica Laudato Si, será lançado o projeto: Reconstruir o Pacto Educativo Global. A data do encontro seria 14 de maio, mas foi alterada para a semana entre 11 e 18 de outubro, devido à epidemia do novo coronavírus na Itália.

O pacto quer ser a possibilidade real de fazer uma Aliança de cuidado, de respeito, de zelo pela “Casa Comum”, possibilitando a formação de pessoas plenas, capazes de amar e de ser amadas, que sejam promotoras de diálogos e de encontros e que reconstruam as relações fraternas no presente, mas tenham olhar de esperança do futuro. A Educação é o meio eficaz de criação e de promoção da fraternidade.

Na mensagem para o lançamento do Pacto Educativo, Papa Francisco explica:

Juntos, procuremos encontrar soluções, iniciar sem medo processos de transformação e olhar para o futuro com esperança. Convido a cada um para ser protagonista desta aliança, assumindo o compromisso pessoal e comunitário de cultivar, juntos, o sonho dum humanismo solidário, que corresponda às expetativas do homem e ao desígnio de Deus.

Professores, Educadores, Pesquisadores, Jovens, Lideranças Educativas, Famílias e todos os que se preocupam com a educação estão convidados para formar uma “aldeia educativa” em prol da Educação que formará as novas gerações.

Papa Francisco também explica em sua mensagem:

Numa aldeia assim, é mais fácil encontrar a convergência global para uma educação que saiba fazer-se portadora duma aliança entre todos os componentes da pessoa: entre o estudo e a vida; entre as gerações; entre os professores, os alunos, as famílias e a sociedade civil, com as suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, empresariais e solidárias. Uma aliança entre os habitantes da terra e a «casa comum», à qual devemos cuidado e respeito. Uma aliança geradora de paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana, bem como de diálogo entre as religiões.

Não é tarefa fácil, mas é urgentíssima! Diante do cenário social de relativismo, de tempos líquidos, de fragmentações das verdades, de banalização dos valores da fé, da família, da ética e da moral, não há outra opção, a não ser a de nos unirmos numa aliança educativa. Podemos dizer que o Pacto Educativo proposto por Papa Francisco é, acima de tudo, uma retomada da verdadeira Aliança que Deus fez com a humanidade, mas que foi quebrada pelo pecado.

Por não ser uma tarefa fácil, Papa Francisco indica três “coragens” aos que aderirem ao Pacto: a de colocar no centro a pessoa, a de cada um investir suas melhores energias e a de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade.

O Encontro de Roma é o passo inicial do Pacto Educativo. Vamos juntos, como “Aldeia Educativa”, promover o Pacto em nossas Dioceses, Pastorais, Escolas.

No documento: A Igreja do Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global, aqui em link, você poderá compreender melhor a proposta do Pacto e pensar como poderá fazer parte  desta “Aldeia Educativa”.

Posts Relacionados

Gama Academy realiza semana gratuita de capacitação para Carreiras Digitais

Diário da Cidade

Estado cede prédio para abrigar a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia em Blumenau

Saneamento: entre a lei e a realidade, por Luiz Pladevall

Lu, do Magalu, se aproxima dos clientes e registra 8,5 milhões de interações ao mês com inteligência artificial de IBM Watson

Traficante procurado pela Interpol é preso em Balneário Camboriú

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Chegada da primavera acende alerta para aumento de casos de catapora

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Estudo clínico da vacina AZD1222 é reiniciado no Brasil

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

ESET alerta sobre roubo de dados bancários de jogadores de Fortnite e outros games online

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

Vencedores do 2º Desafio COLETIVO de inovação no transporte público serão escolhidos nesta sexta-feira

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: