Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

Pacto Educativo Global: Um convite do Papa Francisco

Pacto Educativo Global: Um convite do Papa Francisco.

Ocorrerá em Roma, a convite de Papa Francisco, um grande Encontro onde, além de celebrar os cinco anos da Encíclica Laudato Si, será lançado o projeto: Reconstruir o Pacto Educativo Global. A data do encontro seria 14 de maio, mas foi alterada para a semana entre 11 e 18 de outubro, devido à epidemia do novo coronavírus na Itália.

O pacto quer ser a possibilidade real de fazer uma Aliança de cuidado, de respeito, de zelo pela “Casa Comum”, possibilitando a formação de pessoas plenas, capazes de amar e de ser amadas, que sejam promotoras de diálogos e de encontros e que reconstruam as relações fraternas no presente, mas tenham olhar de esperança do futuro. A Educação é o meio eficaz de criação e de promoção da fraternidade.

Na mensagem para o lançamento do Pacto Educativo, Papa Francisco explica:

Juntos, procuremos encontrar soluções, iniciar sem medo processos de transformação e olhar para o futuro com esperança. Convido a cada um para ser protagonista desta aliança, assumindo o compromisso pessoal e comunitário de cultivar, juntos, o sonho dum humanismo solidário, que corresponda às expetativas do homem e ao desígnio de Deus.

Professores, Educadores, Pesquisadores, Jovens, Lideranças Educativas, Famílias e todos os que se preocupam com a educação estão convidados para formar uma “aldeia educativa” em prol da Educação que formará as novas gerações.

Papa Francisco também explica em sua mensagem:

Numa aldeia assim, é mais fácil encontrar a convergência global para uma educação que saiba fazer-se portadora duma aliança entre todos os componentes da pessoa: entre o estudo e a vida; entre as gerações; entre os professores, os alunos, as famílias e a sociedade civil, com as suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, empresariais e solidárias. Uma aliança entre os habitantes da terra e a «casa comum», à qual devemos cuidado e respeito. Uma aliança geradora de paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana, bem como de diálogo entre as religiões.

Não é tarefa fácil, mas é urgentíssima! Diante do cenário social de relativismo, de tempos líquidos, de fragmentações das verdades, de banalização dos valores da fé, da família, da ética e da moral, não há outra opção, a não ser a de nos unirmos numa aliança educativa. Podemos dizer que o Pacto Educativo proposto por Papa Francisco é, acima de tudo, uma retomada da verdadeira Aliança que Deus fez com a humanidade, mas que foi quebrada pelo pecado.

Por não ser uma tarefa fácil, Papa Francisco indica três “coragens” aos que aderirem ao Pacto: a de colocar no centro a pessoa, a de cada um investir suas melhores energias e a de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade.

O Encontro de Roma é o passo inicial do Pacto Educativo. Vamos juntos, como “Aldeia Educativa”, promover o Pacto em nossas Dioceses, Pastorais, Escolas.

No documento: A Igreja do Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global, aqui em link, você poderá compreender melhor a proposta do Pacto e pensar como poderá fazer parte  desta “Aldeia Educativa”.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana