Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Pai e filhos: o sucesso ao empreender em família no ramo segurador

Gilmar da Silveira iniciou com a profissão do pai, caminhoneiro, conheceu o setor de seguros e ao lado da família fez a sua corretora estar entre as de maior produção da Rede Lojacorr

Pais empreendedores são exemplos de perseverança e referências profissionais. Muitos deles gerenciam a própria empresa ao lado de esposa, filhos(as), netos(as) e irmãos(ãs). Essa é uma realidade da maioria das empresas brasileiras. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas no Brasil seguem o modelo familiar, realizam a produção de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e dispõem de cerca de 75% da força de trabalho do país.

Mesmo sendo destaque, sabe-se que no cotidiano uma empresa familiar enfrenta desafios. Apesar da rotina direta, por vezes conflituosa, os processos, a gerência, as dinâmicas e o relacionamento pessoal, principalmente entre pais e filhos, devido ao legado empresarial, podem ser benéficos para a vantagens competitivas e destaques no mercado.

Enquanto muitas organizações buscam alcançar números por semestre, trimestre e valores instantâneos, uma empresa familiar, por exemplo, possui uma visão de longo prazo, pois zelam por seu patrimônio e pelo tempo dedicado a ele com a finalidade de preservar a imagem e a história e cultura da empresa para os seus sucessores. Ainda de acordo com SEBRAE, a empresa familiar possui pontos fortes de relacionamento, pois cria uma equipe com confiança mútua, com desenvolvimento em conjunto, dedicação e podem tomar decisões mais rápidas em situações de emergência.

É o que acredita o corretor de seguros, Gilmar da Silveira, que atua há mais de 15 anos nesse ramo. Casado e pai de dois filhos, se dedica à profissão e leva a família a fazer parte do ecossistema segurador. Antes de ser destaque nesse nicho, o empresário já atuou como caminhoneiro, motorista de ambulância, vistoriador de seguros, representante comercial até conquistar seu espaço como fundador da Silveira Corretora de Seguros (Santo Amaro da Imperatriz-SC). Empresa que já esteve entre as top 10 de maior produção da Rede Lojacorr.

Uma das principais estratégias de Gilmar para a conquista de mercado foi a experiência de vida. Nascido em 1965, filho de mãe dona de casa e pai caminhoneiro e o mais velho de três irmãos, Gilmar relembra que passou a infância acompanhando o pai nos cuidados com o caminhão e aos poucos o amor pela estrada foi sendo construído. Ao todo, foram 15 anos percorrendo o Brasil de ponta a ponta. Mas com o passar do tempo e a saudade dos filhos, Gilmar mudou de profissão. “Aos 35 anos fui contratado como motorista da ambulância e, por dois anos, ajudei a salvar muitas vidas e cada vez mais dar valor às pequenas coisas”.

 

A importância do mercado segurador

Nessas idas e vindas, Gilmar buscou se estabilizar em outro ramo. Então iniciou sua carreira no mercado segurador. Primeiramente foi contratado para ser vistoriador de seguros e depois representante comercial da Ituseg. Apesar da facilidade de relacionamento com clientes, Gilmar relembra que foram anos difíceis, principalmente pela dificuldade com o uso da tecnologia. “Nunca tinha sentado atrás de um computador, nem sabia digitar e, para começar, tive que financiar um notebook em 24 parcelas”.

A tecnologia, inclusive, é uma das mais usuais ferramentas desse ramo. Com os desafios, o corretor relata que pensou em desistir, pois os ganhos não chegavam a cobrir as despesas.”Para visitar os clientes, ia de moto. Chegava todo empoeirado. Se fosse de carro não sobrava nada, pois não tinha salário, trabalhava somente pela comissão”, conta. O corretor lembra ainda que a persistência foi a peça chave para o sucesso. “Não desisti! Pensei: eu tenho capacidade para continuar! E graças aos meus amigos fui crescendo nas vendas.

 

Pai e filhos: parceria de sucesso

Com o volume de vendas crescendo, Gilmar viu a necessidade de ter um ajudante e foi quando trouxe seu filho Jackson, na época com 16 anos, para ter seu primeiro emprego já no ramo de seguros.

Em 2013, Gilmar buscou especialização e cursou a Habilitação de Corretores de Seguros. “Senti muito orgulho, pois estava longos anos fora da sala de aula. Foram dois anos de formação e avaliações até a formatura.  Anos difíceis financeiramente, pois além de eu estar estudando, meu filho Jackson estava na faculdade. Foram aulas extras, professores particulares e apoio da minha esposa Nani, minha maior incentivadora, me auxiliando nos estudos, pois ela é professora”, afirma.

Na época da formatura fez o seguro de um amigo caminhoneiro de Santo Amaro da Imperatriz (SC) e viu na cidade um potencial de mercado e crescimento. Então em 2017, Gilmar e o filho Jackson construíram a própria corretora. “Acertamos com a Lojacorr a parceria que se estende até os dias atuais e que nos enche de orgulho”, diz.

Com o sonho sendo concretizado, chegou a hora de trazer o filho mais velho, Douglas, que é autista, para trabalhar na empresa. “Douglas desenvolve seu trabalho como calculista, ele tem um dom para cálculos, é respeitado e suas limitações não são alvo de discriminação nem tão pouco de preconceito. Temos muito orgulho de ver ele trabalhando. Na nossa empresa, todos são valorizados, pois acreditamos no potencial de cada membro da nossa equipe”, enfatiza.

“Hoje me sinto um homem realizado, agradeço a Deus por ter meus filhos trabalhando comigo, e pela minha história que, de motorista de caminhão, passei a empresário, tendo atualmente duas corretoras. Em quatro anos de corretora, recebemos o maior prêmio ao configurar entre as 10 corretoras Top da Lojacorr, isso me deixou orgulhoso por ser uma corretora familiar”, finaliza Gilmar.

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros e seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 59 Unidades (44 físicas e 15 remotas), a Lojacorr possui 440.000 documentos protocolados, comercializados por 5.000 profissionais de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 270 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work, acelerada pela Endeavor, e conquistou o Net Promoter Score (NPS) de 75,6 pontos no 2º semestre de 2021.

Posts Relacionados

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas