Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Painel do Itapema Beach Hotéis by Nobile é restaurado pelo artista plástico Marcelo Urizar

Inspirado no olhar da criança e nos elementos naturais, mural artístico é um dos maiores de Santa Catarina

Um dos maiores painéis artísticos de Santa Catarina acaba de passar por um retrofit completo. O mural do Itapema Beach Hotéis by Nobile, localizado em Itapema, é assinado pelo designer e artista argentino Marcelo Urizar e recebeu selador transparente de base, pintura, repasse das linhas com cores aproximadas às originais e resina acrílica incolor.

Com 300 metros quadrados de área, o mural foi pintado por Urizar em 2018 e, na época, era o maior do Estado. A inspiração para a pintura foi o evento Casa Cor Santa Catarina 2018, realizado no hotel, cujo tema era Casa Viva. O artista foi responsável também pelo processo de retrofit da obra. “O olhar da criança é puro e é com esse sentido que escolhi as crianças para representar a proposta da Casa Viva, em 2018. Nelas, habita o desconhecido, o contato com os animais, a descoberta dos fenômenos da natureza e as novas percepções de quem somos”, explica.

Segundo Marcelo, os profissionais das artes, do design, da arquitetura e da decoração traduzem no espaço alguns desses aspectos com maestria, ousadia, inovação, aliados a evolução dos materiais. Os símbolos escolhidos no mural representam os três mundos desse planeta – animal, vegetal e mineral – o ser deles. “A continuidade das linhas manifesta o tempo que virá, o fluir da vida de um momento a outro, o próximo traço”, completa.

Para realizar o processo de retrofit do mural, foram necessários 20 dias de trabalho e o uso de um andaime de 4 metros de altura. “O mural restaurado está de volta à paisagem de Itapema, encantando moradores e visitantes do hotel. A obra é um símbolo da criatividade ligada à natureza em abundância que temos aqui”, finaliza a gerente do Itapema Beach Hotéis by Nobile, Luciana Padilha Rahn.

Quem é Marcelo Urizar

 

Marcelo Urizar é um artista plástico argentino radicado em Balneário Camboriú (SC). Iniciou sua formação artística aos 21 anos, quando conheceu o artista plástico Carlos Paez Vilaró. Em seguida, estudou desenho e pintura no Atelier do artista uruguaio Hermegildo Sábat, em Buenos Aires. Há 27 anos, mudou-se para o Brasil e passou a trabalhar como arquiteto e designer de interiores, sem nunca deixar suas criações artísticas de lado.

Em 2001, começou a participar de salões nacionais e internacionais de arte e, em 2012, foi selecionado para o primeiro Cow Parade de Santa Catarina, quando lançou uma linha de tapetes assinados por ele. Desde então, já lançou livro, ganhou prêmios de arte e desenvolveu uma série de projetos de renome nacional, entre elas o mural do Itapema Beach.

Posts Relacionados

Expoflora inicia venda de ingressos promocionais em número limitado

Bruno Mello anima happy hour no Mercadão de Coqueiros, em Florianópolis

Sete shows musicais agitam o Jurerê OPEN no final de semana

Dia da Obesidade (4/03): exposição fotográfica reúne 12 histórias de superação em Florianópolis

Reabertura do Main Room do Warung, o famoso ‘pistão’, será em 29 de março com Vintage Culture e Paul Kalkbrenner

Cantora Dani Kramar grava DVD ‘Estrelar’ nesta quarta-feira, na SHED Club, em Balneário Camboriú

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana