Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Palco Giratório apresenta intervenção urbana “Maiêutica” (MT) em cinco cidades de SC

Palco Giratório apresenta intervenção urbana “Maiêutica” (MT) em cinco cidades de SC

“Maiêutica”, intervenção urbana da artista Raquel Mützenberg, de Cuiabá (MT), circula por Palhoça (10/08), Balneário Camboriú (12/08), Laguna (14/08), Tubarão (16/08) e Criciúma (18/08), pelo Palco Giratório Sesc. No espetáculo, a atriz faz experimentos de manipulação com bonecos híbridos ou germinados, investiga performance, formas animadas e corpo.

De acordo com a sinopse do espetáculo, “Maiêutica” é um partejar de ideias. Ideias que compõem um corpo-matéria que se dobra e desdobra, atualiza e condensa as fisicalidades e a plasticidade de seres em cena. O corpo é recurso material e plástico que se deixa dividir ou multiplicar pelas subjetividades femininas: a capacidade de renascer, de se re-parir.

O processo de “Maiêutica” é uma tentativa de “re-parir-se”, de renascer de si mesma. O material cênico foi coletado a partir do contato com gestantes, parturientes, doulas, notícias jornalísticas e discussões de grupos sobre parto humanizado, violência obstétrica e misoginia. A investigação iniciou como uma pesquisa acadêmica e se desdobrou em intercâmbios com artistas de distintas áreas, prevalecendo o diálogo interdisciplinar durante sua construção.

As apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos.

A programação detalhada pode ser consultada em: https://sesc-sc.com.br/evento/3606/null

Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4MygCTQF1Xc  

Sobre o Circuito Nacional Palco Giratório 2017: Em sua 20ª edição, o Palco Giratório Sesc é considerado o maior projeto de circulação nacional das artes cênicas e está consolidado no cenário cultural brasileiro. Neste ano, conta com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais. Até o final deste ano, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos, seminários e intercâmbios artísticos, percorrendo todo país e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país. Além de entretenimento, o Palco Giratório proporciona trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia, por meio de oficinas, seminários e festivais. Saiba mais: www.sesc.com.br/palco.

Sobre a artista Raquel Mützenberg (MG)
Raquel Mützenberg investiga performance, formas animadas e corpo. Se permite afetar pela subjetividade coletiva para criar a partir de técnicas do teatro de formas animadas. Pensa a cena a partir de um devir-corpo que é suporte e matéria para os seres que cria, gerando visualidades em estranhamentos ao borrar o limite entre o corpo e a matéria. Aprofundou suas investigações cênicas durante pesquisa de mestrado realizada entre 2014 e 2016 no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT).

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu