Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Palestra de abertura do FCCIAT em 2018 defende uma ciência-cidadã

Palestra de abertura do FCCIAT em 2018 defende uma ciência-cidadã

Na primeira reunião do ano, o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos contou com a palestra do professor Leonardo Melgarejo.

Em 2013, a organização americana EWG publicou um estudo que mostra os 12 agrotóxicos com o maior potencial de antecipação da puberdade em jovens. Uma pesquisa como essa é de extrema relevância social, para que as pessoas tomem ciência dos efeitos dessas substâncias em sua rotina. Porém, um conhecimento como este acaba ficando restrito a ambientes como laboratórios ou universidades. Fazer estes dados chegarem à população em geral, de forma compreensiva, tende a ser um desafio, e para o professor Leonardo Melgarejo o caminho é a promoção de uma “ciência-cidadã”. Este conceito foi um dos temas principais da palestra “Impacto dos Agrotóxicos e Transgênicos” que aconteceu na primeira reunião plenária do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) em 2018.

O professor Leonardo Melgarejo é engenheiro agrônomo; mestre em economia rural e doutor em engenharia de produção. Entre 2008 e 2014, foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Atualmente, é professor colaborador do Mestrado em Agroecossistemas, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sobre a ciência-cidadã, Leonardo explicou-a como “uma ciência que ajuda a construir o conhecimento científico, envolvendo a sociedade e as academias. É a aproximação de vários segmentos da sociedade gerando conhecimento científico emergente para construir decisões conscientes. E é um prazer ver que vocês aqui do FCCIAT vem ajudando a construir uma ciência-cidadã aqui em Santa Catarina”, apontou o professor.

A pesquisa sobre as 12 substâncias que mais provocam alterações hormonais foi usada como um exemplo desta ciência-cidadã. “São informações técnicas que as universidades têm conhecimento e que repassadas à sociedade de maneira clara informariam de que modo podemos evitar os efeitos dessas substâncias”, defendeu Leonardo.

Leonardo destacou que estudos como este podem contrariar alguns interesses e mobilizar alguns setores da economia. Setores que, segundo ele, estão dominando o campo científico, gerando conflitos de interesses nos resultados das pesquisas científicas. O professor exemplificou os conflitos de interesse em situações como quando o pesquisador está na folha de pagamento do laboratório citado na pesquisa, quando a pesquisa recebeu financiamento de alguma empresa, ou quando há um relacionamento entre o pesquisador chefe e uma das empresas avaliadas.

A plenária

Além da palestra, o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos aprovou, em votação, a entrada da empresa Slowfood no grupo. Foi deliberado também que durante 2018, as reuniões do grupo continuarão acontecendo na primeira sexta-feira do mês, a cada dois meses, conforme prevê o estatuto.

O Fórum decidiu por unanimidade apresentar uma série de questionamentos a Secretaria da Saude a respeito do funcionamento do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), já que o órgão, em razão da falta de recursos, não vem realizando análises de monitoramento de alimentos. De igual modo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) será questionada sobre a forma e periodicidade de divulgação dos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), já que no último relatório só foram analisados os riscos agudos (momentâneos) e não os crônicos (a longo prazo).

Para ajudar no planejamento de ações que o Fórum debaterá em 2018, a Coordenadora do FCCIAT, Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza, apresentou uma proposta de plano de ações. Ficou estabelecido que o documento será encaminhado aos participantes do grupo para apreciação e votação na próxima plenária.

Além de deliberar ações para os próximos meses, o Fórum relembrou o nome de Anestor Mezzomo, Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) e um dos fundadores do FFCIAT. Ele faleceu em um acidente de carro em janeiro.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH