Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Pandemia X obesidade: como controlar a ansiedade

Reichmann reforça a necessidade do equilíbrio físico e mental em período de caos

O cenário mundial de incertezas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus tem aumentado a ansiedade de muitas pessoas e provocado agitação, tensão muscular, preocupação excessiva e falta de concentração com a mudança drástica de rotina. “Há muitos questionamentos a serem respondidos pela ciência como os tratamentos mais adequados para a Covid-19, medidas de prevenção e se realmente os pacientes contaminados ficam imunes à doença”, comenta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

A orientação do médico para as pessoas em distanciamento social ou isolamento domiciliar é a de buscar o equilíbrio tanto físico quanto mental neste período de caos. “Pela ansiedade muitas pessoas recorrem à alimentação para aliviar as tensões diárias, contudo isso gera um outro alerta que é o agravamento dos problemas de peso. Somados a isso estão o aumento do sedentarismo e a busca por alimentos industrializados ao invés de frutas, verduras e legumes”, explica Reichmann.

Com o excesso de peso, a falta de exercícios físicos regulares e uma má alimentação o organismo dá sinais sobre a importância de cuidar da saúde, sem deixar de lado as medidas de prevenção do contágio da Covid-19. Para os pacientes obesos, as dores articulares capazes de afetar qualquer articulação do corpo – pés, joelhos, quadris, ombros ou dedos – são alguns indicativos.

De acordo com o médico, as três formas mais comuns de dores articulares são a osteoartrite, a artrite reumatóide e a gota. “A osteoartrite é uma afecção que afeta mais as pessoas acima dos 40 anos. A artrite reumatóide é uma afecção inflamatória que comumente afeta as articulações pequenas das mãos que podem ficar sensíveis, inchadas e até mesmo chegar a deformação. A gota é causada pela formação de acido úrico que se cristaliza nos tecidos e causa dores similares a agulhadas nas articulações”, explica Reichmann.

Os joelhos também necessitam de atenção especial para quem está acima do peso. Levantar e abaixar com facilidade se torna uma tortura, pois os joelhos são articulações complexas mantidas integralmente por músculos e ligamentos, sem nenhuma estabilidade óssea. “Esta parte do corpo está frequentemente exposta a grandes estiramentos e tensões e é uma articulação que mais sofre lesões do corpo, em muitas vezes, pela sobrecarga e o gasto da cartilagem”, comenta.

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça