Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Para cada música, um vinho! Saiba como fazer a melhor harmonização

O sabor da bebida pode ser influenciado pelo som de diferentes maneiras. Saiba como fazer as melhores harmonizações de vinho e música

 

Nada combina melhor com uma boa taça de vinho do que ouvir uma música para ajudar a relaxar. Embora essa combinação faça com que o vinho pareça mais saboroso, não se trata apenas de uma impressão.

 

Especialistas em vinho e cientistas vêm estudando os efeitos da música sobre a fermentação de vinhos há algum tempo. Uma teoria chamada “Sonor Wines” mostrou que o vinho se torna mais refinado ao ser fermentado ao som de compositores como Mozart.

 

Além disso, acredita-se também que ouvir algum determinado tipo de música ao degustar um vinho pode alterar a percepção sobre o seu sabor.

 

Experimentar a harmonização entre música e vinho pode ser uma atividade muito divertida para os amantes da bebida. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como combinar o sabor de diferentes tipos de vinhos e uvas com as mais variadas canções e melodias.

 

Como a música influencia o sabor do vinho

A produção de um vinho pode ser influenciada por uma série de fatores, sendo algumas delas temperatura, localização e umidade. Na hora da degustação, o olfato e o paladar também fazem toda a diferença na sensação de determinado rótulo.

 

A música exerce um papel importante na percepção que nosso cérebro tem sobre o sabor de um vinho. Há uma relação entre os aspectos cognitivos e a música que sugere que as ondas sonoras estimulam uma áreas determinadas do cérebro.

 

Então, quando se faz a degustação de um vinho enquanto se ouve música, as áreas do cérebro relacionadas a essa ação estão ativadas e fazem com que as sensações palatais sejam ainda mais completas e sofisticadas.

 

Harmonizando música e vinho

Indo além da união entre música e vinho, acredita-se que determinados ritmos e canções harmonizam perfeitamente com algumas variedades de uvas e rótulos.

 

Listamos aqui algumas sugestões de harmonização que vão deixar suas degustações de vinho ainda mais divertidas e saborosas!

 

  • Vinhos tintos + rock e música clássica

Os estudos têm demonstrado que os tintos gostam mais de músicas profundas e com mais sentimentos, sem tons estridentes.

 

Cabernet Sauvignon é uma variedade que harmoniza bem com canções mais agressivas e com timbres de guitarra, como rock clássico. Já os Pinot Noir preferem músicas românticas. Músicas clássicas também combinam com vinhos tintos

 

  • Vinhos brancos + jazz

A acidez e a mineralidade dos vinhos brancos combinam perfeitamente com músicas rápidas, ritmadas e ricas em timbres metálicos. Por isso, o jazz pode ser a harmonização ideal para os rótulos brancos.

 

  • Vinhos rosés + MPB e bossa nova

A rica musicalidade cheia de nuances da MPB e da bossa nova fazem dos ritmos a trilha sonora perfeita para saborear um bom vinho rosé. O ritmo mais lento e contínuo, unido a instrumentos como piano, eleva a complexidade dos sabores desta variedade de vinhos.

 

Apesar dos estudos que foram feitos até o momento, não há regras específicas para as harmonizações. Além disso, vale lembrar que aquilo que parece mais agradável ao amante de vinho é a combinação correta.

 

Como preparar uma degustação harmonizada com música

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as combinações mais indicadas entre música e vinho, é importante saber também como aproveitar ao máximo essa experiência.

 

A degustação pode ser realizada em um ambiente sereno e bem iluminado, para facilitar o foco nas características do vinho.

 

Ao invés de tocar as músicas completas, cerca de 15 a 20 segundos antes de saborear o vinho pode ser suficiente.

 

Evite uma variedade muito extensa de rótulos e músicas, pois isso pode resultar em uma harmonização desfavorável.

 

Aproveite o momento para conhecer mais sobre cada sabor de vinho e entender como a música influencia em sua apreciação.

Por fim, lembre-se que a primeira regra de uma boa degustação de vinhos é se divertir! Com rótulos de qualidade e a companhia correta, combinar vinhos com música pode se tornar uma atividade muito prazerosa. Compre seu vinho online e prepare esse encontro para seus familiares e amigos!

Posts Relacionados

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade

Capa da Sexy de setembro faz subir a temperatura em Campos do Jordão

“Praça da Pérola” leva os encantos do fundo do mar ao público infantil do Itajaí Shopping

Setembro chega com lançamento de novo trabalho da banda catarinense Stella Folks

Rafa Kalimann – “Preciso ter cuidado e responsabilidade ao me posicionar. Estou influenciando mais de 20 milhões de pessoas”

Artista Plástica Asta dos Reis expõe “Cromoformas” no Garten Shopping

Diário da Cidade

Dia do Cliente: o Rei do Mate anuncia promoção especial para celebrar a data (15/09)

Diário da Cidade

Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

Diário da Cidade

Beiramar Shopping promove exposição de motos de colecionadores

Diário da Cidade

Vai Ter Samba neste sábado com Belo, Ferrugem, Akatu e Revelação no Mega Space

Diário da Cidade

Brahma Pela Volta: Marca cria movimento de incentivo à segunda dose da vacina contra a covid-19

Grupo Velocity expande franquia e inaugura sua primeira unidade em Balneário Camboriú