Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Para nutrir o vínculo entre a criança e a natureza, Secretaria Municipal de Educação de São José (SC) implementa o projeto TiNis em Centro Educacional Municipal

Estimular a curiosidade e a criatividade, tornar as crianças mais ativas fisicamente, possibilitar uma relação mais saudável com o alimento e melhorar o desempenho escolar estão entre os benefícios de se aproximar as crianças da natureza nas escolas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de São José (Projeto Escola do Meio do Ambiente), em Santa Catarina, realiza, dia 25 de outubro, a implementação do projeto TiNis – Terra das Crianças , no Centro Educacional Municipal (CEM) Governador Vilson Kleinubing.

Lançado em fevereiro deste ano, o projeto TiNis faz parte de uma parceria entre o Instituto Alana e Gisele Bündchen, que busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar. Por meio do cultivo de plantas em pequenos espaços, que são chamados de TiNis – onde são necessários, pelo menos, três vasos de plantas ou meio metro quadrado de canteiro – o projeto convida as crianças, através de novos hábitos e práticas, a desenvolverem empatia por todas as formas de vida, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável.

Foi depois de iniciar o curso TiNis, que Cinthya Persike, diretora da Escola do Meio Ambiente, ficou motivada para implementar as TiNis no CEM. Trata-se de uma formação on-line voltada para educadores que visa sensibilizar os participantes sobre a importância da criação de vínculo emocional com a natureza para a qualidade e perpetuação da vida no planeta, além de mobilizar os participantes a replicarem as TiNis em suas casas e/ou instituições. “Fiquei encantada com o curso. Ao ouvir um professor do CEM manifestar interesse em criar um espaço com horta, jardim e compostagem para as crianças, logo sugeri que esse espaço fosse uma TiNi”, comenta a diretora.

A atividade, que terá a participação de cerca de 30 alunos, é uma ação conjunta entre o CEM Governador Vilson Kleinubinga, o setor de Educação Ambiental da Secretaria de Municipal de Educação de São José, a Escola Municipal do Meio Ambiente, o Centro de Educação Municipal Ambiental Escola do Mar e do Instituto Lixo Zero Brasil.

Sobre as TiNis
As TiNis são um projeto criado pela ANIA , que surgiu no Peru e já está presente em países como Equador, Bolívia, Costa Rica, Indonésia, Japão. A iniciativa foi criada pelo peruano Joaquín Leguía que, depois de passar a infância no jardim de sua avó, sempre acompanhado de seu irmão, se inspirou e entendeu que a experiência poderia transformar os jovens e o mundo.

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a Escola Municipal do Meio Ambiente
A Escola Municipal do Meio Ambiente-EMMA pertence a Rede Municipal de Ensino de São José e atua com Educação Ambiental desde 2000. Conta com bióloga, geógrafo, químico, técnica em meio ambiente e pedagoga, atendendo anualmente cerca de 10.000 alunos. Entre as atividades desenvolvidas na Escola, destaca-se uma belíssima trilha interpretativa onde os alunos têm a oportunidade de identificar algumas árvores que compõem a flora da Mata Atlântica, como embaúbas, garapuvus, pau-jacaré, jerivás e palmiteiros, bem como reconhecer a importância deste bioma considerado um dos mais ricos em biodiversidade do mundo.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)