Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Parceria busca dar mais oportunidades para idosos por meio de permutas

Parceria entre a Comunidade Maturi e a plataforma digital XporY.com busca proporcionar novos modelos de negócio para que empreendedores com mais de 50 anos se mantenham atuantes no mercado de trabalho

Estimulada pela crise provocada pela Covid-19 e a dificuldade da retomada da economia, a taxa de desemprego atinge quase 14 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o público sênior, a partir dos 50 anos, a inserção ou recolocação no mercado de trabalho pode ser ainda mais difícil. O problema pode piorar com o avanço do tempo, principalmente para aqueles que optaram por não se aposentar ou ainda não conseguiram o benefício. De acordo com o estudo Envelhecimento da Força de Trabalho no Brasil, da consultoria PWC e Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 1% dos cargos de uma centena de empresas é ocupado por pessoas com mais de 65 anos.

O estudo ainda destaca os principais motivos para a baixa abertura de postos de trabalho para essa faixa etária. Cerca de 70% das empresas consideram esses profissionais mais caros e 63% acreditam que os idosos são mais acomodados diante da proximidade da aposentadoria. Já 69% ainda acreditam que esse perfil de trabalhador não se adapta rapidamente às mudanças. Diante desse cenário, diversas iniciativas buscam quebrar preconceitos e mostrar que os idosos podem ser úteis e levar muitos benefícios para as empresas diante da sua maturidade.

Uma das iniciativas é a Comunidade Maturi, um negócio social que busca o engajamento de empresas para aumentar as oportunidades para profissionais com mais de 50 anos em todo País. De acordo com o idealizador, Mórris Litvak, a plataforma possibilita que empresas ofereçam vagas de emprego e oportunidades de serviços freelancers. Para aumentar ainda mais as oportunidades para os membros cadastrados no serviço, a Maturi está fazendo uma parceria com a plataforma de permutas multilaterais XporY.com.

“A ideia é que essa parceria gere mais negócios e novas oportunidades ao público da Maturi através das permutas multilaterais que a XporY.com propicia em sua plataforma”, destaca Litvak, fundador e CEO da Maturi. A plataforma de permutas possibilita que empresas ou profissionais liberais ofereçam produtos e serviços para troca com mais de 12 mil usuários em todo o País. Após realizar a troca com algum membro da rede, o permutante recebe créditos por meio de uma moeda virtual, equivalente ao real, que possibilita a aquisição de qualquer outra oferta disponível na plataforma, movimentando assim estoques ociosos e gerando condições de aquisições de serviços necessários para manutenção dos negócios, economizando recursos em reais.

Encontro

Para apresentar mais detalhes dessa parceria e das oportunidades de negócios, a Maturi e a XporY.com vão promover uma live hoje (11), a partir das 18 horas, entre Litvak e o sócio-fundador da plataforma de permutas, Rafael Barbosa. A transmissão será pelo canal do Instagram da Maturi (@soumaturi).

“Muitos participantes da Maturi tem seus projetos e precisam comercializar e vender seus produtos e serviços. Em um momento de retomada da economia, a plataforma de permutas se torna uma ferramenta para a retomada do comércio e podemos ser um braço para que esse público venda e compre mais de maneira mais econômica”, destaca Barbosa.

Início dos projetos

Mórris abraçou a causa da longevidade em 2014, quando passou a desenvolver um projeto para conectar jovens e idosos por meio da internet. Em 2015, fundou a MaturiJobs com o objetivo de auxiliar pessoas maduras a terem oportunidade de continuar ativas e compartilhando experiências no mercado de trabalho.

“Entendemos que, gerando oportunidades para essas pessoas continuar trabalhando, aprendendo, ensinando, se motivando e inspirando, promovemos a saúde e o bem-estar social. Além disso, estamos certos de que incentivando o diálogo intergeracional, criamos uma cultura que valoriza a sabedoria de quem já tem uma longa história de vida, o que é fundamental para quebrar o paradigma de que os mais velhos são vistos simplesmente como obsoletos”, completa Litvak.

Por sua vez, a plataforma de permutas multilaterais XporY.com foi fundada em 2014 com objetivo de estimular o modelo de economia colaborativa ao possibilitar que empresas de qualquer porte e profissionais liberais disponibilizem produtos e serviços para permutas de maneira online. A scale up já conta com mais de 12 mil empresários e profissionais liberais cadastrados em todo o país.

A adesão é gratuita, os participantes não pagam valor mensal de manutenção, e nem comissão sobre as vendas realizadas na plataforma. Somente na hora do consumo é que se paga uma taxa de 10%, em reais, sobre o valor da compra. Outra vantagem é que a plataforma permite que as permutas sejam feitas de forma multilateral, não restringindo apenas às trocas de produtos e serviços de empresas entre si. Para saber mais sobre a empresa, acesse www.xpory.com.

Serviço

Live de parceria da Maturi e da XporY.com
Data: 11 de novembro, às 18 horas
Local: Instagram da Maturi (@soumaturi)

Posts Relacionados

Black Friday no Balneário Shopping vai de 24 a 28 de novembro

Diário da Cidade

Roupa Nova lança compilado acústico para celebrar os 70 anos das telenovelas brasileiras

Diário da Cidade

Projeto registra memórias de contadores de histórias de Canelinha

Diário da Cidade

Menino de 13 anos realiza sonho através de curso de gastronomia

Ex de Eduardo Costa é fotografada na cama com outra mulher

Curitiba recebe a Fender Week 2021 com mais de 150 guitarras expostas

Diário da Cidade

Estúdio Nucci inaugura escritório em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Como driblar o melasma e curtir os dias quentes do ano sem machinhas no rosto

Diário da Cidade

Quiz: uma boa estratégia para motivar e checar o conhecimento do alunos

Do Sul do país para as bancas de todo o Brasil, a modelo Indianara Jung assinou contrato com a revista Sexy para seu primeiro ensaio nu

14ª Osterfest terá calendário estendido, ovo gigante, árvore de casquinhas e programação presencial em 2022

Desfile natalino e chegada do Papai Noel, neste sábado, marca a abertura do Natal no Garten Shopping

HUMBERTO GESSINGER VEM A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Casal compartilha vida em alto-mar a bordo de veleiro

Balneário Shopping apresenta a decoração de Natal assinada com exclusividade por Cecília Dale

Studio Z vai inaugurar mais uma loja em Balneário Camboiú

Campanha de Natal Fort Atacadista sorteia duas casas e 100 vales-compras

Morador de Balneário Camboriú ganha título de Mister Brasil Culture Kids

Havan Festival confirma Maiara & Maraisa, Luan Santana e Marcos & Belutti como novas atrações

Projeto Som&Sol agita Porto Belo na véspera do feriado

Diário da Cidade