Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Parceria entre Lacen e Embrapa ampliará testes na região do Oeste

Foto: Robson Valverde / SES

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia para a realização de exames de RT-PCR para detecção da Covid-19.

O objetivo principal é auxiliar no atendimento das demandas dos municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Macrorregião do Grande Oeste e das regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste, estes últimos pertencentes à Macrorregião do Meio-Oeste e Serra Catarinense.

Na cooperação estabelecida entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, ficou acordada a utilização dos laboratórios oficiais do Mapa para ampliação da oferta de diagnóstico da doença na rede pública. A Anvisa, por meio da RDC n.º 364/2020, permitiu aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária realizarem esses exames, em caráter temporário e excepcional, em função da pandemia.

De acordo com a diretora do Lacen, Marlei Pickler De Biasi dos Anjos, tal cooperação irá trazer mais agilidade e aumentar o número de testes para a região. A unidade já realizou 18 mil testes PT-PCR desde o início da pandemia. ”Até então, o Lacen era o único laboratório público apto a realizar o teste para detectar Covid”, destaca. “Essa cooperação representa a ampliação da capacidade de realização de testes em nossa rede pública”.

O Laboratório da Embrapa de Concórdia já tem experiência na realização da metodologia RT-PCR e duas profissionais foram treinadas pela equipe do Setor de Biologia Molecular do Lacen/SC para a realização da detecção do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

A ação ainda contou com a participação do Laboratório Regional de Joaçaba, que integra a rede Lacen de laboratórios e executará a fase pré-analítica do exame. A Diretoria de Articulação Regional da Secretaria de Estado da Saúde (SES) será responsável por coordenar o transporte das amostras.

A região Oeste é uma das que registra o maior crescimento em número de casos: no total são 608 confirmados (Meio-Oeste e Serra Catarinense) e 691 (Grande Oeste),segundo dados desta segunda-feira, 18. “A Secretaria de Estado da Saúde  está expandindo a rede de diagnóstico para o Oeste do Estado que, neste momento, apresenta um aumento significativo no número de casos do novo coronavírus”, completa Marlei.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina