Penha sc: 6.375 pessoas podem ser vacinadas na Campanha contra a Gripe

172

Teve início nesta segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe. Disponível nas sete Unidades Básicas de Saúde do município, o foco da Vigilância Epidemiológica é vacinar 80% das 6.375 pessoas do público alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.

Para dar início à campanha, o Estado já recebeu cerca de 791 mil doses, o equivalente a 45% do total. O medicamento protege contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B, garantindo a imunização por um ano. A campanha segue até dia 20 de maio.

Segundo a enfermeira de Penha, Jaine Luci Spricigo, o objetivo da campanha é de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação.

Devem ser vacinados os idosos (acima de 60 anos), crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.

Jaine destaca que não há reações adversas graves, contudo, pode haver um pouco de dor no local da aplicação ou um desconforto. Elas tendem a desaparecer em 48 horas. “São sintomas que detalham que a vacina fez efeito”, explica.

Dia D
O dia “D” de mobilização será realizado no sábado, 30 de abril, em todos os municípios catarinenses. Os postos de vacinação deverão ficar abertos das 8h às 17h.

 

(BOX)
Contraindicações:
– A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois é usada na sua fabricação, e que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.

Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza:
– Doença respiratória crônica
– Doença cardíaca crônica
– Doença renal crônica
– Doença hepática crônica
– Doença neurológica crônica
– Diabetes
– Pacientes imunodeprimidos
– Obesos grau III
– Transplantados
– Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
– Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação, e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas após a vacinação.

Sobre a gripe
– A gripe é uma doença grave causada pelo vírus Influenza, que é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo sobreviver por minutos no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e persiste por cerca de três dias.

Como evitar a gripe?
– Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento
– Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço
– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
– Higienize as mãos após tossir ou espirrar
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
– Mantenha os ambientes bem ventilados
– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Se você tiver sintomas de gripe, deve:
– Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado
– Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas)
– Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.