Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Penha terá investimento de R$ 111 milhões na implantação dos sistemas de esgotamento sanitário

A disputa judicial entre a Águas de Penha e a Prefeitura de Penha ganhou um ponto final. Uma audiência entre membros do Executivo Municipal, Águas de Penha, Ministério Público e Judiciário selou um acordo que irá repactuar o contrato de concessão e garantir os investimentos na implantação dos sistemas de esgotamento sanitário da cidade.

Com isso, a concessionária de água investirá R$ 111 milhões a partir de 2023. Num primeiro momento, será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Gravatá, que irá atender os bairros de Gravatá e São Miguel. Na sequência, será construída a segunda ETE de Penha, responsável pelo tratamento dos demais bairros do município.

O acordo prevê a transferência da obrigação do município para a Águas de Penha de arcar com o pagamento das áreas necessárias para implantação dos sistemas de esgotos. As metas também foram antecipadas e as obras iniciarão no ano que vem, tão logo sejam liberadas as licenças ambientais necessárias.

O município providenciará as licenças prévias e a concessionaria arcará com os estudos necessários. Em contrapartida, por assumir obrigações que eram do município, a concessionária propõe reequilíbrio financeiro do contrato com cálculos iniciais de 8,8%, o que será analisado pela agência reguladora (ARIS).

Para o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, o acordo judicial sela o início das obras em um momento de franco crescimento civil da cidade – zelando pela manutenção dos balneários penhenses. “Essa é uma vitória para o município de Penha e para a sociedade que há anos cobra pelo início dessa obra tão importante para o nosso próprio futuro”,

A presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, explica que a construção do sistema de esgotamento sanitário irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14% na cidade, recuperação dos corpos hídricos, e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população. “Ficamos bastante satisfeitos com o resultado. Enfim, chegamos a um ponto comum, buscando o melhor para o desenvolvimento de uma cidade tão importante para a economia de Santa Catarina quanto Penha”, cita Reginalva.

Posts Relacionados

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares